Lista de prefeitáveis em SJB não para de crescer
A política em São João da Barra ganhou mais pré-candidatos a prefeito para 2020. Entrevistado desta quinta-feira (8) do programa Folha no Ar, da Folha FM 98,3, o ex-prefeito Betinho Dauaire apontou pelo menos oito nomes de oposição — ou terceira via — que estão no tabuleiro. Do outro lado, está a prefeita Carla Machado (PP) e seus aliados.
Candidata natural à reeleição, a prefeita entraria na disputa pelo quarto mandato. Porém, ainda precisa resolver uma pendência na Justiça Eleitoral. Em decorrência da operação Machadada, Carla foi condenada em primeira e segunda instâncias a oito anos de inelegibilidade. O recurso ainda vai ser julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a sanção está suspensa, por ora, está suspensa. De toda sorte, caso reverta consiga ser candidata, terá de escolher outro vice (aqui), já que Alexandre Rosa (PRB) não pode concorrer ao cargo pela terceira vez seguida.
Na oposição, o vereador Franquis Areas (PL) já teve nome lançado por Betinho (aqui), que ratificou a preferência (aqui), e contaria com apoio (aqui) até do governador Wilson Witzel (PSC). Mas não há unanimidade entre os opositores a Carla.
Outras candidaturas se desenham, sobretudo nas redes sociais. Alguns com nomes já testados nas urnas, como candidatos a vereador, outros que querem estrear na disputa eleitoral, já como candidatos a prefeito em 2020. Estão na lista o empresário Renê Fernandes (Patri), o advogado e professor Juliano Rangel (PDT), o radialista Emilson Amaral, o empresário Márcio Nogueira, João Paulo Almeida (a caminho do PSDB), Maike Lalanga, Paulo Mendes (Psol) e André Fontoura (Cidadania).
O deputado estadual Bruno Dauaire (PSC) é outro nome cotado, mas sua entrada no tabuleiro inviabilizaria a candidatura de Franquis, aliado de longa data da sua família. O parlamentar não confirma se é pré-candidato para a eleição do próximo ano, mas deixa claro o desejo de disputar a Prefeitura que já foi administrada pelo seu avô Alberto Dauaire e pelo pai, Betinho.
Muita água vai rolar até as convenções partidárias e definições das candidaturas. Só que São João da Barra nunca teve tanto pré-candidato a prefeito como agora. Talvez seja efeito do último pleito, que elegeu Witzel, até então um ex-juiz federal nada conhecido — o candidato 1%, como ele mesmo faz questão de lembrar — a governador. Só é bom salientar que uma eleição nunca é igual a outra. E as primeiras pesquisas, em breve vão começar a nortear os caminhos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]