Estudo do CRDI em Congresso Brasileiro de Medicina Tropical
20/07/2019 18:32 - Atualizado em 13/08/2019 14:46
Médico alerta I
Um estudo sobre a transmissibilidade da chikungunya, realizado pelo Centro de Referência de Doenças Imuno--Infecciosas (CRDI) de Campos, será apresentado no 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, de 29 a 31 de julho, em Belo Horizonte. Por meio do levantamento de dados em todo o Brasil e do geomapeamento da doença transmitida pelo Aedes aegypti no município e região, o diretor do CRDI, Luiz José de Souza, pretende demonstrar a necessidade de mudança, em nível nacional, da estratégia de combate ao mosquito, que deve ser direcionada não apenas aos focos e ovos, mas à fêmea adulta, que fica dentro das casas.
Médico alerta II
O médico, um dos maiores especialistas do país em arboviroses, explica que a transmissão do vírus da chikungunya é muito intensa devido ao curto período de incubação e ao longo tempo em que o vírus permanece no sangue do infectado. Isso facilita à fêmea do Aedes picar pessoas em maior proporção, inclusive aumentando a cadeia da transmissão. O objetivo do estudo é chamar a atenção do ministério da Saúde para a doença, que deixa as pessoas debilitadas por meses, podendo agravar doenças crônicas e, ainda, representando um alto custo para a rede pública de saúde com os tratamentos.
Saldo positivo
O novo sistema de transporte coletivo de Campos completou ontem uma semana. O setor ainda é alvo de críticas e precisa passar por ajustes, mas o saldo, nesses primeiros dias, foi positivo. Positivo para os usuários, que podem contar com 260 ônibus atuando nas linhas do município, com itinerários e horários definidos pela Prefeitura, e positivo também para o trânsito, que passou por uma melhora considerável desde o início da implantação do novo sistema, com a retirada das vans e lotadas das ruas centrais da cidade. A Prefeitura e as empresas têm o prazo de 30 dias, neste período de transição, para fazer os ajustes necessários nas linhas e no aplicativo Mobi Campos, que vem auxiliando os passageiros.
Ponto para Bruno
O governador Wilson Witzel (PSC) sancionou, nessa sexta-feira, a lei que garante aos agentes do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) o direito de receber pagamento do Regime Adicional de Serviço (RAS) — a hora extra dos agentes de segurança. O projeto, do deputado Bruno Dauaire (PSC), foi aprovado na Alerj no dia 26 de junho. Na mesma data, Witzel anunciou a construção de 21 unidades do Degase. O objetivo é dobrar a capacidade do sistema socioeducativo. A estimativa, segundo o Estado, é que R$ 125 milhões sejam empregados nas obras.
Qualificação
Com o objetivo de ampliar o número de fornecedores no estado do Rio, a Firjan promove um workshop gratuito de qualificação para empresas do Norte Fluminense. No encontro, que acontece na próxima quarta-feira (24), às 10h, no auditório da Firjan, em Campos, serão apresentados os procedimentos para o fornecimento de produtos ou prestação serviços às entidades que integram a Federação das Indústrias. As principais demandas são: aços e metais; alimentos e bebidas; equipamentos de informática; material de escritório e papelaria; madeiras e afins; material de construção; móveis; obras e vestuário e uniformes, entre outros.
Censo da saúde
A partir de agosto, pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) terão que levantar dados sobre as condições de vida e de saúde da população. Essa é a Pesquisa Nacional de Saúde, que vai ajudar o ministério da Saúde com informações que colaborem no aperfeiçoamento e formulação de políticas públicas eficientes. Os pesquisadores vão percorrer todo o país e entrevistar mais de 108 mil residências em mais de três mil municípios, pelas regiões urbanas e rurais.
Baixa adesão
Criado para organizar e articular políticas e serviços do poder público federal para vencer as desigualdades raciais no Brasil, o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) conta com a adesão de apenas 67 municípios e 18 estados, além do Distrito Federal, segundo balanço do ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O objetivo é criar ou fortalecer órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial e garantir à população negra a equivalência de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS