Ponto Final - Lava Jato do Rio faz denúncia que envolve o DER
16/07/2019 09:43 - Atualizado em 21/07/2019 16:22
Denúncia
A força-tarefa da operação Lava Jato no Rio de Janeiro denunciou, ontem, seis pessoas, entre elas, o chefe de gabinete do ex-presidente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Lineu Martins, por corrupção em contratos. Segundo o Ministério Público Federal, foi identificado o pagamento de R$ 875 mil de propina com a empresa Route Tecnologia, que prestava serviço de fiscalização de trânsito operação e gestão de informações de trânsito nas vias sob jurisdição do órgão.
Depoimento
Em junho, o executivo Marcos Andrade Barbosa, da empreiteira União Norte Fluminense, com sede em São João da Barra, declarou, em depoimento ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro, que recebeu orientação do ex-presidente do DER, Henrique Alberto Santos Ribeiro, sobre pagamento de uma taxa de 5% em propina ao Governo do Estado e de 1% ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). O depoimento fez parte do acordo de leniência fechado entre a empresa e os investigadores.
Voo livre
Campos agora é oficialmente a capital estadual do voo livre. O governador Wilson Witzel (PSC) sancionou a lei, de autoria do deputado estadual Gil Vianna (PSL), que reconhece o município como o principal do estado para a prática esportiva. Todas as semanas os praticantes da modalidade se encontram, principalmente, no morro do Itaoca, que possui duas rampas e já recebeu etapas de campeonatos estaduais e nacionais. Para o presidente do Clube de Voo Livre de Campos, Ronaldo Parapente, a medida ajuda na visibilidade para atrair incentivo e novos praticantes.
Consultas
O setor de marcação do Hospital Geral de Guarus (HGG), vinculado à Fundação Municipal de Saúde (FMS), disponibilizou, a partir desta semana, 2.500 vagas para consultas de 15 especialidades diferentes para o retorno a unidade. Entre as especialidades estão de cardiologia, psiquiatria, proctologista, urologista, neurologista, geriatria e pediatria, sempre às 14h. De acordo com o coordenador do ambulatório do HGG, Rafael Fernandes, os retornos das marcações são ofertados para os pacientes que já fizeram o primeiro atendimento na unidade.
Ambulâncias
A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco (Podemos), anunciou ontem a entrega de mais duas ambulâncias novas para a secretaria municipal de Saúde. Em postagem nas redes sociais, Fátima disse que quando assumiu o governo havia apenas um veículo para atender a população. “Realizamos importantes investimentos e atualmente temos seis ambulâncias e equipamentos modernos atendendo com segurança e qualidade os nossos munícipes”, enfatizou a prefeita.
Pecuária leiteira
O Cine Teatro Jayme Coelho, em São Fidélis, receberá na próxima quinta-feira (18) uma sessão técnica sobre pecuária leiteira. O engenheiro agrônomo Wellington da Cunha Lopes, de Três Rios, vai falar sobre “qualidade do leite e novas regras para a produção”. O evento está marcado para às 18h e as inscrições devem ser feitas com a secretaria municipal de Agricultura e Pesca pelo telefone (22) 2758-2337. Formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Wellington é responsável pela compra de leite próprio para a Nestlé.
Casas populares
O Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado das Cidades, retomou obras de casas populares que estavam paradas desde 2013. As intervenções já estão em andamento em três municípios do interior: Pinheiral, Barra do Piraí e Laje do Muriaé. O conjunto Boa Vista, na cidade do Noroeste Fluminense, também estava com obras paralisadas e terá 188 casas populares, além de obras de infraestrutura, com implantação de rede de água potável, de águas pluviais, sistema de esgotamento sanitário, calçamento, paisagismo e praça.
Charge do dia:
 
 
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS