Voto de confiança no novo sistema de transporte
13/07/2019 19:11 - Atualizado em 13/08/2019 14:46
Voto de confiança
O novo Sistema de Transporte Público de Campos começou a operar ontem. Sem vans nas ruas e com mais ônibus rodando do que a população estava acostumada nos últimos tempos, parece que o saldo do primeiro dia de transição foi positivo. A proposta da Prefeitura é regular um setor que, há muitos anos sem gerência, vinha beirando o caos, com a invasão do transporte pirata, a desordem do alternativo e o encolhimento do serviço regular por ônibus. As opiniões são divergentes, mas, apesar das críticas a um sistema que mal começou a operar, o projeto merece pelo menos um voto de confiança.
Impacto real
Mesmo que não haja dúvida quanto ao voto de confiança que precisa ser dado ao projeto, é certo que durante o fim de semana o movimento é mais tranquilo. O novo Sistema de Transporte será efetivamente testado nesta segunda-feira (15), com mais passageiros nas ruas. Adequações terão de ser feitas nesse período de transição, até a entrada das vans e micro-ônibus, como já observou o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha. Nesta terça (16), às 7h, ele participa do Folha no Ar, da Folha FM 98,3 para falar sobre esses primeiros dias do sistema. Vale lembrar que na segunda o programa recebe o prefeitável Alexandre Buchaul.
Boa adesão
O aplicativo Mobi Campos, desenvolvido pela Universidade Candido Mendes em parceria com a Prefeitura de Campos para o monitoramento via GPS dos coletivos da cidade, dentro do novo Sistema de Transporte Público, foi lançado nessa sexta-feira (12) e ontem já tinha alcançado 10 mil downloads na Play Store — loja virtual para dispositivos Android. O programa também pode ser acessado pela internet, no site http://mobi.ucam-campos.br/. Por meio do aplicativo, o usuário pode acompanhar os ônibus em suas linhas em tempo real.
União e parceria
A melhoria das condições de logística e infraestrutura da região Norte Fluminense ganhou mais um aliado: os investidores do Porto Central, em Presidente Kennedy, na divisa com o Estado do Rio. Em visita à sede regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Ja-neiro (Firjan), os executivos do empreendimento a ser concluído no litoral do Espírito Santo enfatizaram que o terminal capixaba atuará de forma integrada com o Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra, na defesa da construção da ferrovia EF 118, ligando Vitória e Rio, passando pelos dois portos.
 
 
Proximidade
O CEO da empresa responsável pelo Porto Central, José Maria Vieira, mostrou detalhes do projeto ao presidente regional da Firjan, Fernando Aguiar que, segundo ele, poderá gerar oportunidades de negócios e empregos para empresários e trabalhadores da região, especi-almente de São Francisco de Itabapoana e do norte do município de Campos, áreas bem pró-ximas ao terminal portuário de Kennedy.
Novo golpe
Nem mesmo a população de baixa renda está livre de golpes aplicados por meio de dispositivos eletrônicos. O Ministério da Cidadania fez um alerta para um novo, que vem sendo aplicado no WhatsApp, vitimando beneficiários do Bolsa Família. A mensagem fraudulenta promete a liberação instantânea do 13º salário do programa, mas o link redireciona para uma página onde são solicitados dados pessoais, como nome, CPF e endereço. A mensagem ainda pede que a vítima compartilhe o link com seus contatos. O governo esclarece que a atualização de informações deve ser feita exclusivamente no órgão responsável do município.
Restituição
Mais de 3 milhões de contribuintes receberão nesta segunda-feira (15) a restituição do imposto de renda pessoa física 2019. O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018. O crédito bancário para 3.164.229 contribuintes totaliza o valor de R$ 5 bilhões. Desse total, R$ 2.362.514.597,42 referem-se a contribuintes idosos acima de 80 anos (15.489), idosos entre 60 e 79 anos (197.895), pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (24.793) e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (1.251.906).
Charge do dia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS