Ponto Final - Prefeito de Macaé não usa mais telefone celular
09/07/2019 10:16 - Atualizado em 21/07/2019 16:23
Sem celular
Para falar com o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (sem partido), é preciso paciência, sorte e boa vontade dos interlocutores. O mandatário da “capital nacional do petróleo” dispensou, já há algum tempo, o uso do aparelho celular. É preciso deixar recado com um dos seus assessores, que levará a demanda ao despachar no gabinete. Jornalistas, por exemplo, que se arriscam a buscar uma resposta rápida, depois do expediente, provavelmente terão de usar o padrão “não conseguiu contato até o fechamento da edição” no final do texto.
Fora do páreo
Vale lembrar que a Prefeitura de Macaé conta com uma equipe de assessoria para atender as demandas jornalísticas. A observação, nesse caso, é para uma opinião após o expediente. Em seu segundo mandato consecutivo, Dr. Aluízio não pode disputar a reeleição em 2020. Também não está muito claro se ele vai ou não se envolver na corrida à própria sucessão na Prefeitura. Na eleição de 2018, o mandatário do executivo macaense ficou neutro nas disputas aos governos do estado e do país.
Incentivo
O Estado do Rio criou uma lei que dispõe sobre um programa de incentivo à pesquisa científica nas escolas. De acordo com a Lei, o programa deverá ser administrado por órgãos e/ou instituições públicas executoras das políticas de educação e pesquisa estadual, e deverá apoiar a participação de estudantes do ensino fundamental e médio, e de pesquisadores e professores, em projetos desenvolvidos nas escolas públicas. Em Campos, o secretário de Educação, Brand Arenari, lembrou que o município já começou a desenvolver trabalho de base, ofertando bolsas científicas aos alunos do ensino fundamental, antes do estado criar lei.
Educação
O Instituto Federal Fluminense (IFF) receberá estudantes estrangeiros. A iniciativa faz parte do programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) do Ministério da Educação e Relações Exteriores, ao qual o IFF passou a ser integrante e cujo objetivo é a formação e qualificação de estudantes estrangeiros de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais, por meio de oferta de vagas gratuitas em cursos de graduação. Ao todo são 26 vagas em cursos de Bacharelado e Licenciatura e o interessado deve ter entre 18 e preferencialmente até 23 anos, e ensino médio completo.
Primeira
Por falar na área da educação, o presidente Jair Bolsonaro assinou ontem a lei que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UGTN), com sede em Araguaína, por desmembramento de campus da Fundação Universidade Federal do Tocantins: “É a primeira [universidade] do nosso governo e será uma forma diferente, mas diferente no bom sentido, de encarar o ensino público no nosso país. O Tocantins merece”, disse o presidente pelas redes sociais. A criação da universidade foi aprovada no Congresso Nacional no dia 12 de junho deste ano.
Desconto
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), lançará hoje o decreto que reduz o ICMS para o setor da alimentação. O documento determina a redução de 12% para 4% a base de cálculo do imposto para refeições e bebidas feitas em restaurantes, bares e bufês no estado. A medida visa incentivar investimentos no setor, gerando mais empregos e renda. A cerimônia de lançamento acontece no Rio Scenarium.
Balanço
Nos primeiros seis meses deste ano, a Operação Lei Seca retirou das ruas 6.746 motoristas com sinais de alcoolemia (nível de álcool no sangue). Este número representa 4,37% do total de abordados (154.166). Apesar de atuar diariamente nas ruas, em horários variados, e ter aumentado em 113% o número de ações de educação e conscientização da população, o flagrante de pessoas com sinais de embriaguez nas blitzes tem se mantido em relação ao ano passado.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS