O bispo e a reforma
06/07/2019 08:57 - Atualizado em 13/08/2019 14:48
O bispo e a reforma
Bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Ferrería Paz é um representante da ala progressista da Igreja Católica, que hoje tem como maior representante o próprio Papa Francisco. Em entrevistas à Folha e outros veículos de mídia da cidade, já deu reiteradas provas da sua vasta cultura e sólido compromisso humanista. Em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ele deu nessa sexta uma entrevista em vídeo que circulou nas redes sociais e sites de esquerda. Nela, condenou a Reforma da Previdência aprovada em comissão especial da Câmara Federal na madrugada dessa sexta.
Apoio popular inédito
Todas as pesquisas mostram que, pela primeira vez na história do Brasil, a maioria da população apoia a Reforma da Previdência. É algo raro em qualquer país do mundo, posto que sempre se baseia na redução e perda de direitos. Ainda assim, mobilizou neste ano até grandes protestos nacionais de rua em seu apoio. Goste ou não a esquerda, inclusive a católica, é um fato que se deve à conscientização da população nos governos federais Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PSL). E, mais ainda, à hábil condução da proposta de Reforma na Câmara Federal presidida pelo deputado fluminense Rodrigo Maia (DEM).
Aritmética, não desejo
Ex-ministro da Fazenda da ditadura militar, Delfim Netto é um conservador crítico ao bolsonarismo, que classificou como “direita incultural”. Mas deu a mais simples definição da Reforma da Previdência: “é uma questão de aritmética, não de desejo”. Em 2018, o rombo da Previdência foi de R$ 288,8 bilhões. Em 2019, está projetado em R$ 309,4 bilhões. Se essa sangria não for estancada, não há projeção que não aponte a insolvência fiscal do Estado brasileiro em curto prazo. Não só de inativos, mas dos serviços públicos federais. Seria ainda mais grave do que ocorreu com o Estado do Rio em 2017. Só que sem a quem recorrer.
Brasil x Chile
Ainda assim, o bispo de Campos abriu sua entrevista dizendo: “Essa Reforma vem destruir a economia do país”. Pode e deve haver dúvidas se dará certo a política econômica do governo Bolsonaro. Mas se a Reforma não sair, há uma certeza: o Brasil quebra. Dom Roberto também disse: “É fundamental (...) nos mobilizarmos e não deixarmos que essa Reforma (...) se instale em nosso país, a exemplo do Chile, onde a pobreza assola nossos irmãos”. Após fazer sua reforma da Previdência desde 1981, o Chile é a economia mais sólida da América do Sul. Na dúvida, o país vizinho hoje tem 8% de pobres, contra 25% dos pobres brasileiros.
Barbárie
É pertinente a preocupação de um líder da Igreja com a economia nacional e os reflexos, sobretudo, com as camadas mais necessitadas. Porém, chama atenção em Campos a falta daquele que é considerado um dos maiores ensinamentos do cristianismo: o amor ao próximo. Uma mãe é apontada de matar a própria filha, de 13 anos, em Travessão. O motivo da briga entre elas seria o fato de a adolescente não aceitar que a mãe estivesse usando drogas com seu companheiro e um amigo deles. Em outro caso bárbaro, o ex-marido é suspeito de matar, por não aceitar o fim do relacionamento, a professora Regiane da Silva Santos, de 36 anos.
Eficiência
Os dois casos estão sob investigação e precisam ser concluídos para que sejam apontados se os suspeitos, verdadeiramente, são os culpados. Nos dois casos, contudo, há de se destacar o trabalho policial para elucidação do crime e rápida prisão dos suspeitos. A mãe da menina Jéssica chegou a chorar e cobrar justiça pela morte da filha. Mas, caiu em contradições e agora está presa, depois de o seu companheiro, padrasto de Jéssica, e o amigo deles terem ficado presos como suspeitos. O ex-marido de Regiane viu o cerco se fechando e se entregou. Como já tinha um mandado de prisão temporária expedido contra ele, foi encaminhado à prisão.
Exemplo
Um dos alunos do Programa de Qualificação Profissional da Gás Natural Açu (GNA), Daniel Rosário conquistou o 1º lugar na etapa regional da Olimpíada do Conhecimento da Firjan/Senai. Daniel, que fez o curso de Eletricista de Força e Controle oferecido pela GNA em parceria com a Firjan e a Prefeitura de São João da Barra, foi selecionado entre os melhores dentro das turmas de cursos técnicos de aprendizagem e de qualificação industrial. Agora, pode alcançar uma vaga na etapa estadual e em seguida na WorldSkills Competition, a maior olimpíada de profissões técnicas do mundo, que acontece em Kazan, na Rússia.
Charge do dia
José Renato
José Renato / Folha da Manhã

ÚLTIMAS NOTÍCIAS