Ponto Final - Sérgio Cabral denuncia "Rei Arthur" por bancar campanhas de Paes e Lindbergh
02/07/2019 10:39 - Atualizado em 13/08/2019 14:49
“Rei Arthur” preocupa?
A maré não está favorável ao ex-governador Anthony Garotinho. Depois da negativa do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), em suspender o desdobramento da Chequinho na Justiça comum, o político da Lapa também precisa se preocupar com os ecos da Lava Jato. Em depoimento ao juiz Marcelo Bretas, o ex-governador Sérgio Cabral (MDB) disse que o empresário Arthur Soares repassou caixa dois para Eduardo Paes e Lindbergh Farias. É o mesmo “Rei Arthur” que teria dito, em delação, que Garotinho pediu ajuda para guardar propina e teria relatado repasses irregulares a Rosinha e Clarissa.
BR 101 em debate
O Conselho Empresarial Permanente de Desenvolvimento de Campos (Cecam) realiza nesta sexta-feira uma reunião para discutir o traçado da BR 101. O encontro acontece no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contará com a participação do deputado federal Wladimir Garotinho (PSD). No dia 12 de junho, o prefeito Rafael Diniz (PPS) recebeu o diretor da Arteris, Helvécio Tamm, para debater o contorno da BR 101, além do andamento da duplicação da rodovia como um todo. O assunto também foi pauta de um dos encontros de Rafael na agenda da semana passada em Brasília.
Mão de obra local
A Gás Natural Açu (GNA), responsável pela construção do maior parque termelétrico a gás natural da América Latina, tem mais um marco a comemorar. Os empreendimentos já contrataram mais de 100 alunos formados pelo Programa de Qualificação Profissional da GNA, lançado em novembro do ano passado. As áreas de montagem de equipamentos mecânicos e elétricos foram as que mais contrataram nesse período devido à fase atual projeto. O programa teve um interesse grande do público feminino, sendo possível a formação de uma turma de solda, formada exclusivamente por mulheres.
Mulheres no Açu
Todas as alunas que concluíram o curso de solda foram contratadas. Hoje, cerca de 200 mulheres trabalham na construção da termelétrica. Mais de 150 alunos participam de outros três cursos que vão até outubro e visam qualificar os moradores de São João da Barra para futuras oportunidades de trabalho em toda região. O Programa de Qualificação Profissional conta com apoio da Prefeitura de SJB e da Firjan Senai. O aproveitamento da mão de obra local no Porto é uma cobrança constante da população sanjoanense. Atualmente, mais de 4 mil pessoas trabalham na construção da usina termelétrica GNA I, que tem capacidade de 1,3 GW.
Gás caro
O elevado valor que o Estado paga pelo transporte do gás natural foi uma das grandes questões abordadas na reunião da CPI do Gás na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ontem, que ouviu o ex-presidente da Ceg Bruno Armbrust. Para ele o preço do transporte do gás no Rio deveria ser menor. Hoje, com a tarifa postal, o valor é o mesmo para todos os estados do país, independente da proximidade com a região produtora ou do volume consumido.
Redução
No caso dos municípios como Campos, Macaé e Rio das Ostras, a tarifa do transporte não deveria sequer ser cobrada, já que fazem parte da região produtora. O alto preço do GNV em Campos foi abordado pelo deputado Rodrigo Bacellar (SD) em outra reunião da CPI, quando questionou à atual diretora da Naturgy, Katia Repsold, do porquê da diferença no preço entre Campos e outros municípios, como Itaboraí, que tem tarifa de cerca de R$ 0,80 menor. Segundo Bruno Armbrust, caso Campos não pagasse o transporte, a redução seria de R$ 0,22.
Canonização
O Papa Francisco presidiu, ontem, na Sala Clementina, no Vaticano, o Consistório Ordinário Público para a canonização de cinco beatos, dentre os quais Irmã Dulce Lopes Pontes, a pri-meira mulher nascida no Brasil que se tornará santa. A cerimônia será no dia 13 de outubro próximo. Além de Irmã Dulce, serão canonizados John Henry Newman, Giuseppina Vannini, Maria Teresa Chiramel Mankidiyan e Margherita Bays.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS