Saneamento em Campos é reconhecido como um dos melhores do RJ e do Brasil
23/07/2019 17:49 - Atualizado em 29/07/2019 13:25
ETE Lagoa do Vigário
ETE Lagoa do Vigário / Divulgação
Campos é a terceira melhor cidade do estado do Rio de Janeiro no novo Ranking do Saneamento Básico (2019), do Instituto Trata Brasil, divulgado nesta terça feira (23) pelo ministério do Desenvolvimento Regional. Na primeira e segunda colocações do ranking de saneamento estão Niterói e Petrópolis. Nos três municípios, os serviços de água e de esgoto são operados por concessionárias integrantes do Grupo Águas do Brasil.
No mesmo ranking, Campos está entre as 40 melhores cidades do Brasil em serviços de saneamento básico, acima de várias capitais.
Para o superintendente de Águas do Paraíba, Juscélio Azevedo, o ranking de saneamento do Instituto Trata Brasil “confirma o reconhecimento, dedicação, excelência e abrangência dos serviços de água e de esgoto da concessionária campista”.
O engenheiro destaca, paralelamente, que o ranking de 2019 tem como base de dados o ano de 2017, ou seja, não leva em consideração o início das atividades da Estação de Tratamento de Esgoto Esplanada, inaugurada em julho 2018.
Juscélio Azevedo enfatiza, ainda, que o município vai avançar muito mais no cenário nacional de saneamento básico não só em função da computação dos dados de 2018 — com o início de operação da ETE Esplanada — mas também após a inauguração da oitava estação de tratamento de esgoto de Campos, a ETE Lagoa do Vigário, cujas obras estão sendo finalizadas.
— Com os dados e operação dessas duas novas estações de tratamento de esgoto, Campos dos Goytacazes alcançará a universalização do saneamento em nosso município, que é a meta da concessionária Águas do Brasil a ser atingida já no próximo ano — destacou o superintendente. 
O secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cledson Bitencour falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido em Campos. 
— A concessionária Água do Paraíba vem investindo em saneamento na cidade e o grupo tem investido, ainda, em novas estações para melhoria da captação e tratamento destes esgotos. Ainda no ano de 2018, foi inaugurada a sétima Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Campos. O novo sistema, instalado no Parque Esplanada, complementa o trabalho já desenvolvido pela concessionária e atende com coleta e tratamento de esgoto vários bairros como Nova Brasília, Pecuária, Caju, Julião Tapera, Ururaí, além do Esplanada, tratando 90 litros de esgoto por segundo. Com o mais esta ETE, inaugurada no último ano pelo Prefeito Rafael Diniz, Campos confirma sua posição de um dos maiores índices de saneamento do país, coletando mais de 90% do esgoto da cidade, sendo tratados 100% destes e alcançando os primeiros lugares no ranking de saneamento — relatou.
Já o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, ressalta que saneamento básico está diretamente relacionado a saúde pública. "Ao investir em saneamento, diminuímos as ocorrências de pessoas em unidades médicas e de pronto atendimento. Todo cidadão campista deveria se orgulhar de uma gestão que se preocupa com a promoção da saúde dos munícipes e, ainda, com o ambiente em que vivemos. Vale destacar que os dados que nos colocam entre as três melhores cidades em saneamento no Rio de Janeiro são relativos a 2017, quando tínhamos seis ETEs. Hoje já temos sete e quase inaugurando a oitava. Com a ETE Esplanada, mais de 100 mil pessoas possuem seu esgoto tratado e teremos muito mais até o final do ano. Avançando sempre, essa é a nossa meta", pontuou.
(A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS