Ônibus retomam serviço em bairros de Campos
Camilla Silva 22/07/2019 18:48 - Atualizado em 26/07/2019 14:30
  • Transporte no Parque Imperial e Tropical

    Transporte no Parque Imperial e Tropical

  • Transporte no Parque Imperial e Tropical

    Transporte no Parque Imperial e Tropical

  • Transporte no Parque Imperial e Tropical

    Transporte no Parque Imperial e Tropical

Bairros que não vinham sendo atendidos por ônibus tiveram o serviço retomado durante o período de transição do novo sistema de transporte público de Campos. Nesta segunda-feira (22), moradores do Parque Imperial e Parque Tropical informaram que os ônibus voltaram a circular na última semana, após pouco mais de um ano de interrupção. Atualmente, todo o serviço é realizado por empresas de ônibus, mas em agosto, vans e micro-ônibus que venceram a licitação do transporte alimentador devem começar a operar nos distritos.
— Nem lembro quando o ônibus entrava aqui. Eu vou até a RJ pegar condução, porque ainda não aprendi quais os horários em que passam — afirmou uma moradora do Parque Tropical, que pediu para não ser identificada.
O morador José Ribeiro, conhecido como Juca, lembrou que o serviço de ônibus no bairro estava prejudicado. “Aqui é um lugar bom de se morar, eu fui um dos primeiros moradores do bairro. A gente torce para que o serviço seja normalizado. Antes, eram muitas vans, mas elas só pegavam passageiros pagantes. Depois vinham os ônibus pegando idoso e estudantes. Depois de um tempo, eles pararam de rodar”, explicou.
O presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte, Felipe Quintanilha, afirmou que esses e outros bairros começaram a ter o serviço restabelecido com a implantação do novo sistema. “Muitas coisas para corrigir, alguns avanços já foram feitos. Ônibus voltou a passar no Parque Aldeia I, onde não estava passando há muito tempo. Uma grande novidade é o retorno no Jardim Carioca. O Parque Imperial também estava sem transporte e voltou a circular, e integramos à linha Nova Brasília. Agora, vamos estender a linha Nova Brasília x Bela Vista, para pegar os bairros vizinhos, o Tropical, o Varanda do Visconde, indo até o posto do BPRV e voltando. E estamos trabalhando o IPS e o Alphaville de forma correta”, afirmou Felipe Quintanilha.
Divisão — Pelo novo sistema, a área central de Campos deve ser atendida por empresas de ônibus que venceram o edital de licitação em 2015. Já as áreas mais distantes passam a ser atendidas pelo transporte alimentador. Seis terminais farão a interligação entre os dois grupos, sem a necessidade do pagamento de uma nova passagem. Com o novo modelo de transporte público, que está sendo implantado no município, no final de 30 dias, 235 vans e micro-ônibus estarão circulando de forma integrada, além dos 260 ônibus, segundo o IMTT. Até lá, as empresas realizaram um reforço na frota para atender, também, as regiões mais distantes do Centro.
Reclamação — Um grupo de licitantes fez uma manifestação em frente à sede do Ministério Público, na manhã desta segunda-feira. Eles protocolaram uma reclamação sobre o resultado do processo de licitação divulgado no dia 8 de julho. Na última semana, a promotora Maristela Naurath informou que ouviu os reclamantes e o presidente do IMTT. Segundo ela, foi aberto prazo para juntada de provas e, após este procedimento, o promotor responsável decidirá se irá propor ação civil pública ou se arquivará o processo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS