Professor da Uenf ganha prêmio internacional
18/07/2019 16:24 - Atualizado em 18/07/2019 16:30
O professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) Adolfo Puime Pires foi ganhador do prêmio da Society of Petroleum Engineers (SPE) na categoria Distinção, ensino e pesquisa em engenharia de petróleo. Adolfo, professor do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep) no campus Macaé, havia ganhado o mesmo prêmio em 2017 no Brasil e este ano alcançou a premiação no nível América Latina e Caribe. A entrega do prêmio vai acontecer no dia 12 de dezembro, na sede da SPE no Rio de Janeiro.
O prêmio reconhece o professor universitário que tenha se destacado pela superioridade no ensino em sala de aula, excelência em pesquisa, contribuições significantes para a profissão da engenharia de petróleo e especial efetividade em aconselhar e guiar os estudantes.
Formado em Engenharia Química (Unicamp) e em Administração (UFF), o professor Adolfo é mestre em Ciências e em Engenharia de Petróleo (Unicamp) e doutor em Engenharia de Reservatório e de Exploração (Uenf). Fez o pós-doutorado em Engenharia de Petróleo na University of Tulsa (EUA). Trabalhou por 14 anos na unidade operacional da Petrobras em Macaé, da qual se desligou em 2000 para ingressar no doutorado do Lenep, concluído em 2003. Permaneceu colaborando com a pós-graduação da Uenf como pesquisador em projetos da indústria, ingressando no quadro permanente de professores por meio de concurso público.
Entidade internacional apolítica e sem fins lucrativos com mais de 70 anos de existência, a SPE objetiva a disseminação de conhecimentos técnicos e desenvolvimento da indústria do petróleo nos seus diversos segmentos. Todo ano são concedidos prêmios aos associados que tenham contribuído de forma excepcional para o sucesso das três Seções SPE do Brasil e tenham prestado contribuições relevantes nas disciplinas técnicas e profissionais na indústria do petróleo.
Fonte: Ascom Uenf

ÚLTIMAS NOTÍCIAS