Pioneirismo com portadores do HIV
18/07/2019 09:18 - Atualizado em 19/07/2019 13:42
Isaías Fernandes
A Associação Irmãos da Solidariedade completa, nesta quinta-feira (18), 31 anos. E para marcar a data, foi realizado um café da manhã especial para os 42 residentes, além dos cerca de 150 assistidos e a comunidade. A fundadora e presidente, Fátima Castro, disse que, neste dia, as portas estarão abertas à comunidade, como sempre estiveram, mas, desta vez, com um motivo a mais.
— Da fundação aos dias atuais muita coisa mudou, houve sim, avanço na medicina, mas é preciso destacar que o melhor remédio ainda é o preservativo. Só que a discriminação e o preconceito não mudaram. A diferença é que agora as pessoas estão falando mais sobre o assunto, brigando mais — diz Fátima.
A Associação Irmãos da Solidariedade é a terceira Casa de Apoio às pessoas que têm o vírus da Aids no país, onde os pacientes são residentes. As demais têm trabalhos voltados ao dia a dia ou ações de conscientização. A entidade em Campos, de utilidade pública municipal, estadual e federal, já é considerada um mini-hospital para os portadores do vírus, levando em consideração sua estrutura.
A Casa conta com dormitórios, ambulatórios, consultórios médicos, dentário, de fisioterapia e psicologia, departamento jurídico e social, oficina de trabalhos manuais, auditório, refeitório, além de atendimento médico e de enfermagem 24h.
— Com o passar dos anos, as demandas foram nos obrigando a fazer todas essas benfeitorias. Hoje a Casa é considerada modelo para o país. Mas não é fácil manter o padrão de qualidade — finaliza Fátima Castro. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS