Novo sistema de transporte coletivo em Campos em período de adaptação
Camilla Silva 16/07/2019 15:53 - Atualizado em 19/07/2019 13:35
  • Novo sistema de transporte

    Novo sistema de transporte

  • Novo sistema de transporte

    Novo sistema de transporte

Usuários do transporte coletivo em Campos ainda se adaptam ao novo sistema que está sendo implantado pelo município. Enquanto as novas 235 vans não assumem durante o período de assinatura e adesivação, as sete empresas de ônibus que atendem a cidade foram chamadas a retomar o serviço nas áreas distritais por até 30 dias. No total, 260 ônibus estão circulando na cidade. Nesta terça-feira (16), moradores de diversas localidades informaram que foi possível perceber um aumento na frota de ônibus. Para alguns, ainda existe demanda por maior número de horários. O aplicativo Mobi Campos, que permite acompanhar o trajeto dos coletivos através do celular, foi apontado como avanço por usuários.
— Eu percebi que melhorou bastante. Não tem como não perceber. Se está ruim em algum lugar ainda, é importante perceber que está começando agora, então é preciso ter paciência — falou Regina Souza, moradora de Nova Brasília, que estava no terminal rodoviário na tarde desta terça. Já Suellen Campos, que é do Parque Prazeres, reclamou do número de horários. "Nessa manhã, quase não teve horário, é preciso melhorar", contou.
Na manhã desta terça, o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Felipe Quintanilha, este no programa Folha no ar, da Folha FM, e defendeu que apesar de ter sido um projeto desenhado ao longo de 8 meses, é inevitável que ocorra problemas de adequação, que, segundo o presidente, estão sendo reportados, analisados e solucionados.
Segundo o IMTT, em pleno funcionamento, o sistema vai contar com 500 veículos, entre ônibus, vans e micro-ônibus. O levantamento realizado pelo órgão indicou que a área de central de Campos é de cerca de 60 km², o que corresponde a 1,5% do território do município. Nela, vivem cerca 72% da população. De acordo com o novo sistema, esse público deve ser atendido pelas empresas de ônibus que venceram o edital de licitação em 2015. Já as áreas mais distantes passam a ser atendidas pelo transporte alimentador, realizado por micro-ônibus e vans. Seis terminais farão a interligação entre os dois grupos sem a necessidade do pagamento de uma nova passagem.
Aplicativo - Desde o início do mês, os campistas podem baixar em seus celulares o aplicativo Mobi Campos. O programa passa a acompanhar, via GPS, os coletivos dentro da cidade. Cleo Rodrigues, moradora do Nova Brasília, afirmou que o dispositivo tem auxiliado na espera dos veículos. No entanto, algumas pessoas ainda não tinham conhecimento de seu funcionamento. "Não estou sabendo que tem, vou procurar", falou Maria Fernandes que também aguardava condução. Vans também deverão instalar o equipamento.
Reclamação - Um grupo de licitantes procurou o Ministério Público com reclamações sobre o resultado do processo de licitação divulgado no dia 8 de julho. Nesta terça, a promotora Maristela Naurath informou que ouviu os reclamantes e o presidente do IMTT. Segundo ela, foi aberto prazo para juntada de provas e o promotor responsável decidirá se irá propor ação civil pública ou se arquivará o procedimento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS