Estudantes de Buena, em SFI, conhecem Museu Histórico de Campos
18/07/2019 17:25 - Atualizado em 21/07/2019 16:16
Ascom SFI
Alunos da Escola Municipal Aníbal Abreu Viana, situada na localidade de Buena, em São Francisco de Itabapoana (SFI), estiveram no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes na última terça-feira (16). A visit ao espaço cultural do município vizinho foi proporcionada pela Prefeitura, através da secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). Segundo a diretora da unidade de ensino, Regiane Silva, 23 alunos do segundo segmento participaram da atividade extraclasse, com idade entre 11 e 15 anos, acompanhados por três professores e um integrante da equipe de apoio da SMEC.
— Estiveram presentes estudantes de diversas turmas do sexto ao nono ano, tendo como critério para serem selecionados as boas notas obtidas pelos alunos, que pela primeira vez tiveram a oportunidade de visitar o Museu Histórico. Eles conheceram os painéis fotográficos, que retratam o cotidiano das comunidades Quilombolas de Campos, além da Sala da Linha do Tempo do século XVI ao XXI, que narra a história e a trajetória da cidade — contou a diretora.
Na parte térrea do museu, os estudantes puderam conhecer duas salas destinadas às exposições temporárias, que permanecem até o final deste mês com os temas Associação de Imprensa Campista (AIC) e o trabalho do professor de geografia Edimilson Mota, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que, por intermédio de imagens de paisagens locais, revela a história do passado da região, principalmente do período áureo da cana-de-açúcar. Já nos andares superiores, os estudantes visitaram oito salas que abrigam a exposição permanente com fotos, documentos e móveis, com destaque para os da época da colonização até o início do século XIX.
— Todos devem conhecer o museu devido à sua importância para o município e a região. Os alunos do Anibal puderam adquirir conhecimentos sobre a cidade. Precisamos que as próximas gerações saibam o quanto o nosso passado é constituído de riqueza — ressaltou Regiane.
Histórico — O Museu Histórico de Campos está instalado no Solar do Visconde de Araruama, na praça Santíssimo Salvador, no Centro da cidade, tendo sido inaugurado em 29 de junho de 2012. O espaço funciona de terça a sexta-feira, de 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, de 9h às 14h.
Fonte: Prefeitura de SFI.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS