Próstata: câncer não é a única doença
16/07/2019 17:25 - Atualizado em 21/07/2019 16:14
Divulgação
A próstata é uma glândula presente no organismo masculino, do tamanho de uma noz, responsável pela produção do líquido seminal. Ela cresce pouco até a puberdade, quando passa a sofrer influências mais intensas do hormônio masculino (testosterona), alcançando seu tamanho normal, em torno de 15 a 20 gramas, por volta dos 20 anos. Já está provado que seu crescimento está relacionado com o envelhecimento. Existem três doenças muito frequentes que acometem a próstata: Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB), prostatite e câncer de próstata.
Por volta dos 45 anos, a próstata tende a aumentar naturalmente de tamanho, característica conhecida pelos médicos pela sigla HPB. Essa condição atinge cerca de 14 milhões de brasileiros de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia e pode causar obstrução parcial ou totalmente da uretra, sendo, por isso, considerada uma doença. Muito frequente, prejudica a qualidade de vida do homem, afetando sua rotina e também a vida sexual.
Médico da Carnevale Radiologia Intervencionista Ensino e Pesquisa (Crierp), o professor Francisco Cesar Carnevale destaca que dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) sugerem que a HPB ocorra em 1/4 dos homens com 50 anos de idade; em 1/3 daqueles com 60 anos; e em metade dos que têm 80 anos ou mais. Dentre seus principais sintomas, estão a dificuldade para urinar, a necessidade frequente e urgente de urinar, o aumento da micção noturna, a constante sensação de não esvaziamento completo da bexiga, entre outros.
A HPB pode ser tratada por meio de um método minimamente invasivo: a chamada Embolização das Artérias Prostáticas (EAP), realizada por via Endovascular para reduzir o fluxo de sangue da glândula. “O procedimento é reconhecido como opção segura e eficaz”, garante o Dr. Francisco Carnevale.
Outra doença, a prostatite atinge quase 30% da população masculina. Muito comum na forma crônica, geralmente é assintomática, mas, quando aparecem sintomas, os mais frequentes são: ardor ou queimação ao urinar ou um desconforto junto ao orgasmo, esperma de cor amarelada, vontade frequente para urinar, entre outros. A partir da queda da resistência física das pessoas, a prostatite se exacerba e aparece de uma forma bastante aguda, provocando febre alta, queda do estado geral e sintomas típicos de infecção urinária, como ardor ao urinar e micções extremamente frequentes.
As principais causas de prostatite no homem são após as uretrites, como a gonorreia; relacionamentos com parceiras com infecções ginecológicas; e ainda após relação anal sem preservativo. O tratamento é feito com antibiótico e por um período mais longo do que os tratamentos habituais. Mesmo após o tratamento, é necessária atenção, pois os sintomas da prostatite aguda podem voltar sempre que houver uma queda da resistência do homem portador da prostatite crônica.
No caso do câncer de próstata, este chega a atingir em torno de 16% dos homens, e a sua frequência aumenta com a elevação da idade. Quando diagnosticado nas fases iniciais, cirurgia ou radioterapia podem curar o câncer da próstata. Em fases mais avançadas, não existe cura, mas o câncer pode ser neutralizado, permanecendo inativo quando bloqueada a ação do hormônio masculino. A testosterona tem ação sobre o crescimento da próstata, e esta pode ser bloqueada por meio de de injeções ou pela castração cirúrgica do portador de câncer avançado da próstata.
O exame periódico do homem com o urologista é extremamente importante, uma vez que o câncer da próstata não apresenta sintomas nas fases iniciais. Portanto, o diagnóstico precoce e a possibilidade de cura só existem quando se faz exames rotineiros, pelo menos uma vez ao ano. (A.N.)
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS