"Festa na Roça" da secretaria de Cultura de Macaé tem sucesso de público
12/07/2019 17:38 - Atualizado em 21/07/2019 16:10
Secom Macaé
A estreia da “Festa na Roça” da secretaria de Cultura de Macaé reuniu famílias, servidores públicos e artistas da cidade na noite dessa quinta-feira (11). O “arraiá” fechou a rua Conde de Araruama, no Centro, em frente ao Solar dos Mellos — Museu da Cidade, que sediou o evento. Um palco foi montado para os shows da sanfona e voz de Ailton San, que abriu a festa, e do TriChapado, que a fechou. Brinquedos para a criançada, animação infantil e barracas de comidas típicas e microempreendedores do município compuseram o ambiente colorido e decorado com bandeirinhas. Uma quadrilha espontânea com participantes de roupas características também animou a festa.
A proposta do secretário de Cultura, Thales Coutinho, é que a“Festa na Roça” entre para o calendário de eventos de Macaé.
— A festa superou a nossa expectativa de público e de satisfação. Isso se deve à integração dos setores da secretaria de Cultura que a compõem como um todo. O envolvimento das equipes internas da secretaria, do Teatro Municipal de Macaé, do Solar dos Mellos, da Escola Municipal de Arte Maria José Guedes (Emart) e da Escola Municipal de Dança, de seus professores, dos polos de Cultura e ainda dos microempreendedores colaboradores do projeto “Quintas no Museu” foi fundamental para este sucesso. Que esta seja a primeira de muitas Festas na Roça de Macaé — frisou Thales Coutinho.
As escolas municipais de Arte e de Dança ofereceram ao público comidas típicas em suas barracas. As opções gastronômicas foram muitas, devido também à participação dos microempreendedores do setor. Um bingo de eletrodomésticos e de uma bicicleta antecedeu o show do TriChapado.
— Muito boa a festa, a música, a comida, o ambiente familiar com um clima agradável. Com certeza, eu voltaria nos próximos anos — disse a estudante de artes Raquel Chagas.
Apoio à cultura
A diretora do Solar dos Mellos, Viviane Chaves, destacou o apoio do prefeito Dr. Aluizio à cultura e o empenho das demais secretarias. “Tivemos o apoio estrutural das demais secretarias para a realização deste evento na rua, e somos gratos a esta colaboração importante. O prefeito apoia a cultura, o que nos motiva muito. Só temos a agradecer ao secretário Thales e a todas as equipes que estão envolvidas neste projeto”, disse.
O diretor da Emart, Edie Lameu, também falou sobre o sucesso da realização: “Estou muito feliz por este momento da cultura de Macaé, em que tantos eventos culturais envolvem toda a sociedade em seus fragmentos de interesses. Participar da instituição da 'Festa da Roça de Macaé’ é um privilégio, porque aqui está se dando oportunidade a artistas e também a empreendedores da economia criativa da cidade”.
Diretora da Escola Municipal de Dança, Claudia Tenório foi mais uma a comentar: “É muito importante esta integração entre as equipes da Cultura e também gratificante ver este resultado. Que venham muitas outras Festas na Roça”.
Fonte: Prefeitura de Macaé.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS