Equipe do Museu Histórico de Campos participa de oficina técnica em São Fidélis
- Atualizado em 11/07/2019 16:46
Supcom
A equipe do Museu Histórico de Campos participou, terça (09) e quarta-feira (10), da oficina técnica “Plano Museológico”, no Museu Corina Peixoto de Araújo, em São Fidélis. O evento teve como objetivo oferecer capacitação profissional aos participantes através de palestras ministradas pela museóloga e superintendente de Museus, Lucienne Figueira, com vários assuntos, entre eles a elaboração do Plano Museológico. A realização foi da superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/RJ (Secec/RJ), por intermédio do Sistema Estadual de Museus (SIM/RJ), em parceria com a Prefeitura Municipal de São Fidélis.
Na oficina técnica, foram abordados os seguintes temas: “Museus: Um Breve Histórico”; “A Política Nacional de Museus do IBRAM e o Estatuto de Museus”; “Pensando o Plano Museológico: Por que é Importante Planejar?”; “Preparando o Plano Museológico: Estabelecendo o Cenário”; “Estruturação”; “Análises Internas e Externas”; e “Implementando o Plano Museológico: Referenciais Práticos”.
— A participação da equipe do Museu Histórico de Campos nesta oficina é importante para a produção do nosso Plano Museológico. Precisamos entregar o Plano Museológico neste ano. Entretanto, possui uma complexidade, pois devemos fazer um diagnóstico do museu e, para traçar nossas diretrizes, metas e objetivos, precisamos fazer em conjunto, com toda a equipe sendo consultada — disse a gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS