Relacionamento promissor: idosos e tecnologia
divulgação 21/07/2019 11:22 - Atualizado em 22/07/2019 14:28
Idosos e a tecnologia
Idosos e a tecnologia
Internet: palavra ainda considerada "estranha" para muitos idosos. Quando o assunto é tecnologia, logo nos vêm à mente os jovens. Porém, especialistas já registram um crescimento do uso da tecnologia em uma população que até bem pouco tempo era considerada excluída: os idosos. Esqueça aquela ideia de uma pessoa velha, sem expectativa de futuro e com mobilidade limitada. Eles estão chamando atenção pela rápida adesão ao mundo digital. Buscam informação, diversão e encontrar pessoas com objetivos em comum.
Em uma rede social bastante popular, uma página destinada a idosos, soma com quase meio milhão de seguidores. E os números não param de crescer. As mulheres são maioria. O espírito curioso e desbravador as levam ao mundo virtual em busca de dicas de saúde, atividades físicas e culinária. Já os homens preferem usar a grande rede para a leitura de jornais, livros e revistas.
O fato é que a tecnologia ajuda a manter ativa a mente, permite fugir da solidão e da depressão, oferecendo atividades simples como jogos online, ler e se comunicar com outras pessoas pelas redes sociais.
Quando questionados sobre o que mais fazem nas redes sociais, as dicas de saúde ficam logo abaixo do contato com as famílias. Isso significa que os idosos estão usando a tecnologia em prol da saúde. Os idosos de Campos, por exemplo, tiveram a oportunidade de instalar em seus smartphones, no final do ano passado, um aplicativo de saúde que não teve custo nem para o município tampouco para os usuários. O Medex monitora remotamente a saúde do idoso. Ao inserir determinados dados no aplicativo, como glicose e pressão arterial, o idoso recebe orientações valiosas e, em alguns casos, é orientado a procurar um médico.
Em suma, a tecnologia tem mudado para melhor a vida dos idosos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Helô Landim

    [email protected]