Projeto de Lei Complementar regulamenta a profissão de cuidador
07/07/2019 23:29 - Atualizado em 08/07/2019 15:03
A quantidade de cuidadores de idosos e o número de interessados em cursos de formação dispararam no Brasil após a aprovação no Congresso Nacional, em maio desse ano, do projeto de lei complementar 11/2016, que regulamentou a profissão de cuidador de idosos, crianças e pessoas com deficiência ou doenças raras.
 
Há uma tendência de aquecimento desse mercado que começou em 2007 e é a que mais cresce atualmente. A demanda deve crescer ainda mais após o reconhecimento oficial.
 
Mas por quê se tornar um cuidador de idoso? Segundo o IBGE, o total de indivíduos com mais de 60 anos deve mais que dobrar até 2050.
 
Além disso, há um ganho para tanto para os idosos quanto para as famílias com as novas competências; o idoso bem conduzido por cuidadores capacitados conseguirá uma melhor evolução clínica e qualidade de vida, evitando-se as complicações e, consequentemente, reduzindo-se a demanda pelos serviços de saúde de um modo geral, especialmente as internações.
 
Segundo especialistas, a regulamentação vai tornar a profissão mais atrativa e melhor remunerada.
 
A qualificação mudou o perfil do cuidador: se antes predominavam pessoas próximas – parentes, amigos – e sem formação técnica, agora há cada vez mais profissionais multidisciplinares, treinados sobre legislação, psicologia, nutrição e até situações de emergência e primeiros socorros,  como reanimação cardíaca.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Helô Landim

    [email protected]