Quer ficar mais inteligente?
Fazer exercícios físicos pode não apenas evitar doenças, como o Alzheimer, como também pode te deixar mais inteligente— é o que diz um estudo realizado por neurocientistas da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon ( OHSU), dos Estados Unidos. Os pesquisadores descobriram que fazer uma atividade física (mesmo que de curta duração) auxilia as conexões entre neurônios do hipocampo, região cerebral associada ao aprendizado e à memória.

"Quase todos os estudos anteriores se focaram em realizar exercícios de modo prolongado", afirmou Gary Westbrook, cientista da OHSU. "Como neurocientistas, queríamos entender o benefício específico do cérebro". Para determinar os impactos da atividade física de curta duração, os cientistas fizeram testes com ratos sedentários, que tiveram de realizar exercícios em rodas de correr. Após o teste, os cientistas analisaram os genes que foram ressaltados em neurônios ativados durante o exercício.

Os pesquisadores notaram que durante atividades rápidas e intensas, que equivalem a disputar uma partida semanal de basquete ou realizar uma caminhada de 4 mil passos, houve aumento nas sinapses do hipocampo, regiões que transmitem o impulso nervoso de um neurônio para outro.

No estudo, o gene Mtss1L ganhou destaque, pois foi descoberto que ele é ativado por exercícios curtos e intensos. Ao ser ativado, o gene promove um pequeno crescimento onde ficam os dendritos de um neurônio, que atuam na recepção de estímulos nervosos. Agora, o próximo passo que os pesquisadores planejam tomar é comparar a prática de atividade física com tarefas de aprendizado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.