Juíza Alessandra, de Araruama, age brilhantemente e impede rodeio na cidade
27/07/2019 01:28 - Atualizado em 27/07/2019 16:27
A sensacional senhora Juíza de Direito da 1ª Vara Cível de Araruama, Alessandra de Souza Araujo, juíza titular, impediu, até a publicação deste texto (1h11 da madrugada de sexta para sábado), a realização de um rodeio que seria promovido pela Prefeitura Municipal de Araruama, que tem na ponta da administração a prefeita Lívia Bello. Nós jornalistas anti-especistas damos os parabéns à doutora juíza por essa excelente ação em prol dos direitos dos animais. Durante a última noite, policiais davam suporte na porta do espaço onde aconteceria o evento, para garantir que o rodeio não fosse realizado.
A juíza Alessandra concedeu, há alguns dias, uma liminar suspendendo o rodeio. Essa liminar foi derrubada. E a juíza determinou, novamente, o impedimento do rodeio, numa ação coordenada junto com a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ e com a OAB de Araruama. Arrasaram!
O documento acessado por nosso blog diz o seguinte:
Expeçam-se mandados de intimação à PGM, Chefe do Executivo Municipal, todos os ocupantes do espaço "Rodovia Amaral Peixoto, km 75, bairro Ponte dos Leites" e, se necessário, lacre do evento, com as providências que se fizerem necessárias ao fiel e cabal cumprimento de fls. 1152/1161, evitando-se a realização de todo o evento intitulado "Rodeio de Araruama", inclusive apoio policial. A ser cumprido por 4 oficiais de justiça (...). (...) Araruama, 26/07/2019. Alessandra de Souza Araujo - Juiz Titular
LUTA JURÍDICA E POLÍTICA
A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ também está movendo outras medidas jurídicas junto à justiça federal. O presidente da Comissão, que também preside a Comissão em nível nacional, Reynaldo Velloso, comentou nesta noite: "Queremos deixar bem claro que nós não vamos sossegar até usarmos todos os recursos. Vamos lutar até o final. Respeitamos a empresa e o poder público, mas nossa luta é pelos animais, e ela continua!"
O rodeio, assim como outras práticas de exploração animal (como festa do laço e vaquejadas, por exemplo), ainda é "comum" no país. No Estado do Rio, por exemplo, outra cidade que promove essa prática de violação de Direito Animal é São Francisco do Itabapoana-RJ.
Na política, a luta continua: contra rodeios, vaquejadas, provas de laço e práticas afins. Um dos nomes mais deploráveis da história da política brasileira, Jair Bolsonaro, é um dos políticos que claramente se posicionou e se posiciona a favor dessas práticas cruéis. Na foto abaixo, ele acena para o público no Rodeio de Barretos.
NÃO EXISTE RODEIO SEM CRUELDADE
Quando confrontados por ativistas de Direito Animal, realizadores desta prática costumam dizer que não há tortura nem maus-tratos nos rodeios, e que os animais “gostam” de pular e que não haveria dor envolvida no processo. Mas os bois não pulam porque gostam ou querem: eles pulam porque amarra-se um instrumento conhecido como "sedém" (flank strap, em inglês) na cintura do animal e até mesmo nos testículos. Antes de entrar na arena, o sedém é puxado e apertado pelo "assistente do rodeio", gerando dor e desconforto no animal, e provocando, inclusive, feridas no corpo. O aperto do sedém é tão forte que por muitas vezes os animais continuam pulando mesmo o sedém afrouxar e o peão descer das costas do animal. Este processo não é feito apenas com bois, mas também com cavalos e éguas.
Num laudo técnico em Santos-SP, a veterinária e zootecnista Julia Maria Matera afirmou:
“A utilização de sedém, peiteiras, choques elétricos ou mecânicos e esporas gera estímulos que produzem dor física nos animais em intensidade correspondente à intensidade dos estímulos. Além da dor física, esses estímulos causam também sofrimento mental aos animais uma vez que eles têm capacidade neuropsíquica de avaliar que esses estímulos lhes são agressivos, ou seja, perigosos à sua integridade” (MATERA, Julia Maria. Laudo Técnico – autos nº. 8.961/97 da Segunda Vara da Fazenda Pública de Santos/SP).
Em Limeira-SP, em 2014 os organizadores do "Rodeio de Limeira" cancelaram o evento porque a justiça proibiu o uso do sedém. Sem sedém o boi não pula. Sem sedém não tem rodeio.
RODEIO É TORTURA! RODEIO NÃO! #ODEIORODEIO #LIBERTAÇÃOANIMAL 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Thaís Tostes

    [email protected]