Alimentos que afetam medicamentos
27/07/2019 07:46 - Atualizado em 30/07/2019 08:58
Existem muitos mitos sobre o uso de medicamentos e a ingestão de alimentos.
Mas o fato é que há sim alimentos que podem impactar de forma séria no efeito de fármacos.
Infelizmente as bulas são pouco esclarecedoras sobre o assunto.
Vários alimentos podem diminuir, retardar ou mesmo potencializar a ação de medicamentos. Alguns com efeitos muito importantes na saúde.
Um exemplo é o consumo de fontes de fibras como a pectina presente na maçã, laranja, ameixa, etc, que pode interferir (retardando) na absorção de antitérmicos e analgésicos como o paracetamol.
Imagine-se com aquela dor de cabeça e febre e o bendito remédio demorar a fazer efeito ou fazer bem menos efeito...
A celulose presente em folhas, feijões e lentilhas pode reduzir a eficácia de medicamentos para doenças cardíacas, como anti hipertensivos e digoxina (para insuficiência cardíaca).
As fontes importantes de cálcio, como queijos e leites afetam em muito a ação do antibiótico tetraciclina,  chegando a neutralizar o mesmo.
Em outras situações o alimento potencializa o efeito do remédio, como no caso das xantinas presentes no café, chocolate, chás, etc, que podem aumentar o ação (e colaterais) de medicações para asma como teofilina, aminofilina e salbutamol.
Outro exemplo é o quando o alimento se opõe à ação esperada do medicamento:
_o consumo de maiores quantidades de brócolis, espinafre e couve e o uso de anticoagulantes. Esses alimentos apresentam quantidades relevantes de vitamina K que tem efeito contrário dos anticoagulantes. 
Não pretendo aqui abordar todo o tema, que é amplo por si. Mas trazer alguns exemplos importantes.
Dicas gerais:
Não ingira medicamentos de estômago cheio, como após grandes refeições. Há uma grande chance de redução na ação do remédio.
Alguns medicamentos não devem ser ingeridos de estômago completamente vazio, como anti-inflamatórios e a metformina, pois podem agredir a mucosa gástrica.
Nunca tome medicamentos com bebidas quentes, como café e chás. A temperatura pode alterar a composição do medicamento ou aumentar possíveis danos ao estômago.
Em caso de dúvida, uma boa pesquisa e converse com o seu médico, nutricionista, dentista...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]