Mulheres e servidores ganham destaque na reforma administrativa de SJB
22/07/2019 20:34 - Atualizado em 22/07/2019 23:26
A reforma administrativa da prefeita Carla Machado (PP), em São João da Barra, não teve tantos contornos políticos como especulado, mas deu destaque a servidores de carreira e reforço o time de mulheres no comando de secretarias — dos cargos do primeiro escalão, aproximadamente 40% têm mulheres no comando: Administração, Agricultura, Assistência Social e Direitos Humanos, Comunicação Social, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Procuradoria-Geral e Saúde. A própria prefeita foi a primeira mulher eleita para o cargo no município e hoje governa em seu terceiro mandato.
 
 
Os servidores concursados estão no comando de cinco pastas: na Educação e Cultura, Daniel Damasceno; Fazenda, Renato Timotheo; Assistência Social, Michelle Pessanha; Comunicação Social, Mônica Terra e Agricultura, Marcela Toledo.
Para a prefeita, o comprometimento com a gestão pública levou mulheres e servidores aos cargos em questão. Ela também enfatiza o comprometimento dos homens no governo, mas ressalta a necessidade de quebrar o paradigma de desigualdade entre os gêneros em todos os segmentos. “A todos só peço que tenham humildade e disposição para trabalhar. Temos muito serviço à frente”, salienta.
A secretaria de Saúde, agora, tem à frente a médica cubana Arleny Valdes. Ela chegou à cidade em 2014 para atuar no Programa Mais Médicos, do governo federal. Mesmo após o rompimento do acordo Cuba e Brasil, permaneceu na cidade na coordenação do programa “Atenção Básica”. “O convite da prefeita Carla é um desafio e sou grata pela confiança, certa de que estou respaldada por uma grande equipe de trabalho em prol do setor de saúde”, disse, ressaltando ainda que sua meta é a descentralização de alguns serviços para oferecer atendimento com maior qualidade em todos os distritos e fortalecer a atenção primária.
Na Agricultura, Marcela Toledo também chega cheia de projetos e pronta para desmistificar qualquer preconceito. “Me sinto honrada, como mulher e técnica, em ter recebido esse convite da prefeita para ficar à frente de uma pasta tradicionalmente ocupada por homens. Quero deixar um olhar feminino, associado ao conhecimento. Nossa meta é aumentar a orientação técnica ao produtor, diversificar a produção, fortalecer a agroindústria, inovar com o turismo rural e tirar a mulher do campo da invisibilidade, já que são muito ativas na cadeia produtiva da agropecuária”, explica.
Outra mulher chamada pela prefeita para atuar no primeiro escalão foi a secretária de Administração, Alessandra Santos. Ela também se diz orgulhosa pela valorização do papel da mulher na administração pública promovida pela prefeita Carla. “Honrada ainda por ser cidadã sanjoanense, como tantos outros colegas, que estudou nas escolas públicas do município. Muito feliz por fazer parte de um governo que valoriza não só a mulher, mas pensa no cidadão como um todo”. Para Alessandra, sua marca no governo Carla Machado é manter sempre em dia os direitos dos servidores, prezando pelo atendimento de qualidade.
Servidora concursada e sanjoanense, a secretária municipal de Comunicação Social, Mônica Terra, também reconhece que os desafios são muitos, mas se sente grata à prefeita Carla por oportunizar a valorização e profissionalização do servidor na esfera pública. “Como mulher regida por outra, que mostra força e sabedoria, espero conduzir com maestria este cargo e demonstrar a amplitude da Comunicação. A pasta é canal de interlocução do governo com a população. Meu papel é manter a comunidade informada sobre as ações do governo. Eu e minha equipe estamos aqui para servir”, disse.
Michelle Pessanha também é servidora de carreira. À frente da Assistência Social e Direitos Humanos, uma das pastas mais emblemáticas da administração pública por necessitar de um olhar diferenciado sobre as urgências da população, principalmente a mais carente, se diz pronta para a missão. “O papel da mulher no governo Carla simboliza para mim a sensibilidade, valorização e reconhecimento ao servidor de carreira aliado ao conhecimento técnico. O município de São João da Barra passa por transformação, está em expansão, inclusive populacional, com o progresso oriundo do Porto do Açu, e não estamos livres das mazelas. Por isso, sabemos dos desafios sociais a enfrentar", ressalta Michelle.
A advogada Eveline Serra, que assumiu a Procuradoria-Geral, é taxativa: “Minha maior meta é atuar de forma preventiva, mediante a provocação dos demais órgãos da administração municipal, a fim de evitar demandas judiciais desnecessárias, sempre pautada na legalidade e moralidade”. Sobre ser mulher em papel de destaque na sociedade em geral, lembra que, as barreiras estão sendo quebradas, mesmo a passos curtos no Brasil, país, na sua opinião, predominantemente machista e patriarcal.
Fechando o time de colaboradoras no primeiro escalão, no todo sete, a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra, diz que o trabalho em equipe e a liderança de um gestor que luta pelo melhor da sua cidade faz toda a diferença no resultado final. Ao contrário das demais colegas, ela não chega agora ao comando da pasta, está atuando junto à prefeita desde o início, primeiro, como sub e, posteriormente, como secretária. “O melhor de tudo é fazer parte de um governo comprometido com a população”, define.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]