E o novo vice de Carla Machado?
17/07/2019 18:10 - Atualizado em 17/07/2019 18:13
Prefeita Carla Machado
Prefeita Carla Machado / Divulgação
A eleição de 2020 em São João da Barra começa a se desenhar. Por um lado, vão surgindo possíveis nomes de oposição e/ou terceira via. Entre eles estão o vereador Franquis Arêas (PR), com apoio da família Dauaire, que ainda pode ter o deputado Bruno Dauaire (PSC) como candidato. De “fora da política”, vão surgindo nomes como o advogado Juliano Rangel, o empresário Renê Fernandes, e Mayck Lalanga, ex-presidente da Ajovens e atual presidente do Instituto Lalanga. Do lado governista, a aposta é na reeleição da prefeita Carla Machado (PP).
 
 
Carla foi condenada a oito anos de inelegibilidade, pelo colegiado de segunda instância, na ação decorrente da operação Machadada. Porém, está em elegível desde março do ano passado, quando obteve uma decisão liminar do então presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Carlos Santos de Oliveira (presidente da Corte, efetivamente, desde março deste ano). A medida vale até o desfecho do caso, que se arrasta desde 2012, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A prefeita diz estar confiante em reverter a condenação em última instância e diz que há jurisprudência para anular as gravações apresentadas pela acusação. Com Carla no jogo, certamente a aposta do grupo é em uma candidatura à reeleição. Só que a prefeita está sem vice para chapa.
Alexandre Rosa (PRB) está na mesma situação de Carla com relação à Machadada. E mesmo que consiga reverter o quadro no TSE, não pode disputar a próxima eleição como candidato a vice. Para quem não se lembra, Alexandre esteve no mesmo cargo no governo do ex-prefeito Neco (MDB). Logo, foi reeleito em 2016 e não pode disputar ao mesmo cargo na próxima eleição. Caso tenha condições de entrar na disputa, Alexandre teria de ser candidato a vereador (cargo que já exerceu, sendo inclusive presidente da Câmara) ou tentar uma candidatura a prefeito, o que, por ora, não é cogitado.
O grupo governista não fala abertamente sobre nomes que poderiam disputar a Prefeitura na eventual impossibilidade eleitoral de Carla. Da mesma forma, não há quem especule quem seria o novo vice da prefeita, caso ela possa disputar a reeleição. Mas, seja para vice ou para encabeçar chapa, ganham força nomes como Elísio Rodrigues (PDT), Sônia Pereira (PT), Aluízio Siqueira (PP) e Gersinho Crispim (SD). Especificamente para vice, há quem aposte na possibilidade de Chico da Quixaba (PSL), alçado à Câmara recentemente por Carla, que chamou Elísio para ser secretário. Chico é do mesmo reduto eleitoral de Franquis, o 5º distrito de SJB.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]