GNA recebe todos os equipamentos de grande porte para conclusão da térmica
A Gás Natural Açu (GNA), joint venture entre Prumo Logística, BP e Siemens, concluiu o recebimento dos últimos equipamentos de grande porte que farão parte da ilha de potência da UTE GNA I, usina termelétrica de 1.300 MW de capacidade instalada, que está sendo construída no Porto do Açu, em São João da Barra, no Rio de Janeiro.

Fornecidos pela Siemens, os equipamentos chegaram ao Brasil pelo Terminal Multicargas, no Porto do Açu, vindos da Alemanha e dos Estados Unidos.

O projeto da UTE GNA I compreende três turbinas a gás SGT6-8000H, uma turbina a vapor SST6-5000, três caldeiras recuperadoras de calor, além de torre de resfriamento, subestação e sistemas de supervisão e controle, equipamentos de alta eficiência que irão gerar uma potência de aproximadamente 1.300 MW.
Os equipamentos permitirão o fechamento do ciclo combinado da térmica, ou seja, a geração de mais de 440 MW de energia sem utilização de gás natural adicional, contribuindo para a eficiência energética do parque termelétrico. “As obras civis da GNA I estão praticamente concluídas. Iniciamos a fase de montagem eletromecânica depois que todos equipamentos de grande porte foram entregues no site. O próximo passo é o início do comissionamento da térmica, previsto para o primeiro semestre do ano que vem”, afirma Carlos Baldi, diretor de Implantação da GNA.

— Estamos muito felizes em dar mais esse passo na conclusão de um projeto tão importante como esse, que além da implantação dos equipamentos, também contempla a prestação de serviços de longo prazo para operação e manutenção da usina — afirma Armando Juliani, Diretor da área de Services & Digitalization, EPC Power Generation da Siemens no Brasil.

Com previsão para iniciar a operação em janeiro de 2021, o projeto da UTE GNA I consiste em uma usina termelétrica a gás natural em ciclo combinado de 1.300 MW, um terminal de regaseificação de GNL, de 21 milhões de metros cúbicos/dia, uma linha de transmissão em 345 kV de 51 km e uma subestação, que ligará a termelétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Além da UTE GNA I, a companhia irá construir a UTE GNA II, com 1.700 MW de capacidade instalada. Juntas, as duas termelétricas somam 3.000 MW, suficiente para atender cerca de 14 milhões de residências. A GNA possui, ainda, licença ambiental para mais que dobrar sua capacidade instalada, podendo chegar a 6.400 MW, o que permitirá o desenvolvimento de mais projetos termelétricos no futuro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]