Ministério de Infraestrutura defende necessidade de ferrovia até o Açu
25/06/2019 11:05 - Atualizado em 10/07/2019 15:01
Desenvolvimento
O ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, anunciou ontem que tem como prioridade levar a Ferrovia Vitória a Minas, operada pela Vale, ao Porto do Açu, passando pelo polo petroquímico Comperj, ambos no Rio de Janeiro. Segundo Freitas, o projeto de engenharia e a precificação da malha da EFVM de Cariacica (ES) até o Rio de Janeiro serão feitos pela própria Vale. A implantação de uma ferrovia que ligue o estado do Rio ao Espírito Santo já um desejo antigo de governantes locais.
 
 
Recurso
O plano foi anunciado por Freitas após a Vale conseguir junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a prorrogação do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) por mais 30 anos, antecipando investimentos que seriam feitos apenas a partir de 2027. O ministro só não confirmou se o recurso do projeto será proveniente da prorrogação ou de cofres públicos, mas afirmou que “é preciso levar uma ferrovia para a porta do Açu”.
 
 
Negociação
Em novembro de 2017, o então governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, atualmente preso pela Lava Jato, e o então governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, chegaram a assinar uma carta endereçada ao ex-presidente Michel Temer, reforçando os principais pontos do projeto e a importância da ligação ferroviária para os estados. A assinatura foi feita durante a visita de ambos os governantes ao Porto do Açu. A ferrovia Rio-Vitória faz parte do Programa de Infraestrutura e Logística (PIL), lançado pelo Governo Federal em 2012. O programa foi revisto pela então presidente Dilma Rousseff (PT) em 2015 e a ligação ferroviária foi mantida.
 
 
Lazer
Começou ontem o 4º Festival de Inverno de Campos – Massas e Vinhos. O evento conta com a participação de 18 restaurantes e segue até o dia 14 de julho. Durante esses dias, cada estabelecimento participante irá oferecer uma massa por R$34,90 e vinhos a partir de R$42,90. O objetivo é movimentar a economia local e ofertar opções de lazer para população a preços simbólicos. Realizado pela Liga Gastronômica de Campos e o Sebrae, o 4º Festival de Inverno tem apoio da Folha da Manhã e da Folha FM.
 
 
Dengue
A prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos (PSB), foi diagnosticada com dengue. Ela seria a entrevistada de amanhã do programa Folha no Ar – 1ª edição, da Folha FM 98,3, mas teve de adiar o compromisso. Francimara continua no cargo normalmente. Na última semana, a Prefeitura informou que neste ano foram registrados 512 casos suspeitos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no município, sendo 434 de dengue e 78 de chikungunya. Neste mês, São Francisco registrou, ainda, uma morte sob suspeito de dengue hemorrágica.
 
 
Ministro
Bolsonaro deu posse a Jorge Antonio de Oliveira como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Ele é major da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal e substituirá Floriano Peixoto, que assumiu como presidente dos Correios. O novo titular da Secretaria Geral assume uma pasta fortalecida. Uma medida provisória para a pasta a Subchefia de Assuntos Jurídicos, que analisa a legalidade de atos assinados pelo presidente, como decretos e medidas provisórias, e a Imprensa Nacional, órgão responsável pela publicação do Diário Oficial. Até então, os dois setores estavam subordinados à Casa Civil, comandada por Onyx Lorenzoni.
 
 
Mudança
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) recebeu, ontem, no Palácio do Planalto, o CEO do Liberty Media, grupo que controla a Fórmula 1, Chase Carey; e o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). Após o encontro, Bolsonaro se mostrou otimista para que a etapa brasileira da Fórmula 1 seja disputada no Rio de Janeiro a partir de 2021 e não mais em São Paulo. Bolsonaro chegou a dizer que ou a Fórmula 1 vai para o Rio de Janeiro ou sairá do Brasil. A proposta é de construção de um novo autódromo, com capacidade para 130 mil pessoas no Rio, contra o público de 60 mil em Interlagos.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS