Ponto Final - SJB antecipa parcela do 13º para a próxima semana
11/06/2019 09:33 - Atualizado em 19/06/2019 21:30
Antecipou
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), anunciou ontem que vai pagar na quarta-feira da próxima semana, dia 19 de junho, a primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais. A data está dentro das celebrações do circuito junino sanjoanense, dois dias após o feriado municipal de elevação à categoria de Cidade. Carla fez o anúncio em sua página na rede social e chamou a medida, adotada também em outros anos de suas gestões, como uma forma de “valorização do servidor”.
Defesa da UFF
O deputado federal Wladimir Garotinho (PSD) se reuniu ontem, em Niterói, com o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antônio Carlos, para tratar da emenda de bancada que será destinada para término dos prédios do campus da UFF em Campos. O encontro, que busca traçar estratégia para consolidar o investimento, contou, ainda, com a presença dos deputados federais Chico D’Ângelo (PDT) e Talíria Petrone (PSOL). Wladimir explicou que a viabilização da emenda tem apoio dos parlamentares que compõem a bancada do Rio e vai beneficiar milhares de alunos do Norte e Noroeste Fluminense.
Iniciado em 2012
Para o parlamentar campista, o término da construção dos prédios vai ajudar a alavancar o desenvolvimento regional. “A conclusão dos dois prédios do novo campus da UFF em Campos será importante para dar oportunidade para muitos estudantes. Educação é prioridade sempre. Reforçamos nosso total empenho nessa luta por melhorias na UFF”, disse. A construção do novo polo da UFF começou em 2012 e deveria ter sido entregue em 2015, conforme cronograma inicial, porém, devido à falta de verbas, já foi interrompida três vezes.
União
Para o reitor da UFF, a conversa foi produtiva e foram definidas estratégias conjuntas para viabilizar a emenda para término das obras. “Foi muito bom, juntamos forças para conquistarmos essa emenda. Vale destacar que a UFF está em todas regiões do estado. Então, mesmo deputados da região serrana ou do sul do Estado, sendo uma proposição de interesse da UFF, será de interesse deles também”, explicou. De acordo com o reitor, em breve, provavelmente no próximo mês, será realizada reunião em Campos com toda a comunidade. “É importante estarmos juntos”, disse.
Prevenção I
Pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) desenvolveram dois produtos que auxiliam no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A armadilha para mosquitos GrudAedes e a barra repelente Barrepel já foram utilizados, em uma parceria com a Prefeitura de Campos, nas localidades de Beira do Taí, São Sebastião e Bela Vista, com bons resultados. Os pesquisadores desenvolveram também um aplicativo de smartphone, utilizado pelos agentes de endemia para registrar os dados coletados a cada visita.
Prevenção II
Uma nova etapa do projeto “Campos contra o Aedes aegypti” aconteceu ontem no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ): o treinamento dos agentes multiplicadores, servidores das escolas municipais participantes. O projeto visa mobilizar estudantes no combate aos focos do mosquito. A princípio, participarão 15 unidades de diferentes áreas da cidade. A próxima etapa será o treinamento dos agentes mirins. No treinamento, os agentes são ensinados a identificar criadouros, o ciclo de vida do Aedes aegypti (ovo, larva, pupa e mosquito) e a importância do descarte correto de lixo.
Decisão
O Sindicato dos Médicos de Campos informou que os profissionais que atuam na rede municipal de saúde podem decidir entrar em greve amanhã, quando estarão reunidos em assembleia extraordinária. De acordo com o presidente do Simec, José Roberto Crespo de Souza, os problemas enfrentados pela classe médica do município são antigos. A categoria reivindica reajuste de salários e melhores condições de trabalho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS