Prioridades do DER na região
08/06/2019 00:51 - Atualizado em 19/06/2019 21:31
Prioridades
Considerada uma das estradas com pior estado de conservação da malha rodoviária fluminense, a RJ 192, que liga os municípios de São Fidélis e Itaocara, foi incluída no calendário de prioridades do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para este ano. Outra obra de grande importância para região, parece mais uma vez ter ficado fora das prioridades. Ninguém traz nenhuma novidade concreta sobre a retomada da Ponte da Integração, que um dia vai ligar os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, favorecendo ainda, diretamente, o desenvolvimento de Campos e o Norte Fluminense.
Segundo semestre
O Centro de Emergência Pedro Otávio Enes Barreto, em São João da Barra, tem previsão de voltar a funcionar nos próximos meses. A prefeita Carla Machado (PP) anunciou que a unidade funcionará 24 horas, ao mesmo tempo que o atendimento de emergência continuará na Santa Casa de Misericórdia. “O Centro de Emergência será para emergências, digamos, mais brandas. Na Santa Casa ficarão os casos de internação, cirurgias de baixa e média complexidade”, disse a prefeita. Médicos que vão trabalhar nas duas unidades foram convocados na última semana, por meio de concurso para área que expira na segunda-feira (10).
Solução
Nos últimos dias, vídeos circularam nas redes sociais mostrando a superlotação da Santa Casa, única unidade de atendimento de emergência na sede do município. “Muitas vezes as pessoas procuram o atendimento de emergência, mas que podem ser solucionados sem necessidade de internação. Foi o que aconteceu esses dias. Com o Centro de Emergência voltando a funcionar, com atendimento em várias especialidades, vamos poder melhorar nisso”, pontuou Carla. A prefeita ainda destacou que a unidade vai contar com serviços especializados em odontologia, fisioterapia e ambulatório com todas as especialidades.
Contestações
Por outro lado, os vereadores de oposição Franquis Areas (PR) e Eziel Pedro (MDB) estiveram no Centro de Emergência e contestam a retomada em breve da utilização do local. “Constatei de perto como estão as instalações. Encontramos praticamente sem nada e o que restou foi muita sujeira um abandono total. Em seguida veio até nós o secretário de Saúde e sua equipe, na qual abordamos vários assuntos inclusive a Santa Casa, ainda não tem data prevista para abertura do Centro Emergência. É uma grande covardia com nosso povo”, escreveu Franquis em sua página em uma rede social.
Na Baixada
A Prefeitura de Campos segue com os trabalhos de recuperação em diversas vias do município. Com a operação Tapa Buraco, da secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, uma equipe civil está atuando na reciclagem do pavimento de um trecho da Linha do Limão — uma das estradas que liga o distrito de Goitacazes a Poço Gordo. A intervenção vai oferecer locomoção com segurança aos moradores da localidade e adjacências. A equipe realiza os trabalhos de reciclagem em um trecho de 200 metros do antigo asfalto.
Na conta
A Prefeitura de Campos pagou nessa sexta-feira (7) a seus prestadores de serviço por Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) e os cargos comissionados. Com a quitação da folha no quinto dia útil do mês, a administração municipal mantém em dia o pagamento de todos os seus funcionários. No último dia 31, conforme calendário estabelecido pelo município, os cerca de 20 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas receberam o salário referente ao mês de maio.
Antecipou
O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai antecipar para segunda-feira o depósito dos salários de maio para os 472.627 servidores ativos, inativos e pensionistas de todas as categorias. O valor líquido da folha é de R$ 1,73 bilhão. O pagamento será efetuado no sexto dia útil do mês de junho. O calendário oficial determina que os depósitos ocorram no décimo dia útil. A antecipação é resultado do incremento da arrecadação tributária, em consequência das diversas medidas realizadas pela Receita Estadual, como as operações de combate à sonegação fiscal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS