CPIs com pouco destaque na região
13/06/2019 09:20 - Atualizado em 18/06/2019 15:47
  • Rodrigo Bacellar (SD)

    Rodrigo Bacellar (SD)

  • Bruno Dauaire (PSC)

    Bruno Dauaire (PSC)

  • Jair Bittencourt (PP)

    Jair Bittencourt (PP)

  • Gil Vianna (PSL)

    Gil Vianna (PSL)

As regiões Norte e Noroeste Fluminense ampliaram suas bancadas na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) após a eleição de 2018. Ao todo, são sete deputados estaduais nesta bancada que representa 10% do total da composição da Casa. Alguns nomes ganharam destaque em posições estratégicas, como Jair Bittencourt (PP), eleito primeiro vice-presidente, ou Bruno Dauaire (PSC), que se tornou líder do partido do governador Wilson Witzel (PSC). Porém, nas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), a representatividade da região é baixa.
Ao todo, são nove CPIs em andamento na Alerj. Na última legislatura, segundo a jornalista Berenice Seara, do jornal Extra, das nove comissões de investigação abertas na legislatura passada, apenas metade apresentou relatório final.
A comissão que possui maior representatividade da região é a CPI do Gás, que apura basicamente o serviço prestado pela Naturgy (antiga CEG e CEG Rio). O relator do colegiado é o campista Rodrigo Bacellar (SD), com Bruno Dauaire e Jair Bittencourt na composição. Na reunião dessa quarta-feira (12), Bacellar questionou a presidente da companhia, Katia Repsold, sobre o valor do GNV em Campos. Segundo a diretora, o valor do gás distribuído pela empresa é fixo, mas o preço negociado aos consumidores fica a critério dos postos. A diferença de Campos para Itaboraí, por exemplo, é de R$ 0,80, lembrou ele.
Já a CPI da Enel e da Light possuem dois deputados da região em sua composição: Dauaire e Bittencourt. A atuação da comissão será regionalizada, com audiências públicas em todo o estado, porém, ainda não há previsão para realização no Norte e Noroeste.
— Vale lembrar que a Enel, antiga Ampla, atua em uma concessão do estado, então precisa esclarecer sobre todos os problemas e oferecer um serviço de excelência à população. Apesar do valor alto da conta, que acaba pesando no bolso do consumidor e das nossas indústrias, vemos que as reclamações não param de aumentar — disse Bruno.
Outro colegiado instalado pela Alerj tem como objetivo investigar possíveis irregularidades nas cobranças das contas de água em todo o estado. A chamada CPI do Hidrômetro possui Jorge Felippe Neto (PSD) na presidência e o campista Gil Vianna (PSL).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS