Solange Almeida comanda a festa nos 169 anos de SJB
15/06/2019 18:26 - Atualizado em 19/06/2019 18:43
São João da Barra completa 169 anos de elevação à categoria de cidade nesta segunda-feira, 17 de junho. Solenidade oficial, missa, desfile cívico, inauguração e shows musicais, entre eles a cantora Solange Almeida, marcam a data.
A programação tem início às 9h, na praça São João Batista, com hasteamento de bandeiras, com participação de autoridades civis e militares, além da banda União dos Operários. Já às 10h, tem missa solene na igreja matriz do padroeiro São João Batista. Na sequência, acontece o desfile cívico em comemoração à data. O Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do município, que funcionará na rodoviária.
O dia também será marcado por atrações musicais. Logo após a inauguração do Cisp, tem apresentação do grupo Free Samba, relembrando as “tardes do pagode” da sede do município. Principal atração da festa em comemoração aos 169 anos de São João da Barra, a cantora Solange Almeida sobe ao palco às 23h, com expectativa de grande público. Fechando a noite, ainda tem show com Xandão do Forró.
A prefeita Carla Machado (PP) confirmou presença nas solenidades e enfatizou a importância das comemorações para relembrar a data de 17 de junho de 1850, quando o imperador Dom Pedro II elevou a Vila de São João da Praia à categoria de cidade. O vice-prefeito, Alexandre Rosa (PRB), secretários municipais, vereadores e outras autoridades civis e militares também estarão presentes.
Desfile — O desfile cívico em comemoração ao dia da Cidade, acontecerá na avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho com a participação da Marinha do Brasil, banda União dos Operários; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Secretaria de Educação e Cultura; escolas municipais do 1° ao 6º distrito; APAE; IFF; Instituto Aliança; Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos; 129º Gemar – Grupo de Escoteiros do Mar; Projeto Ajudar; banda Amédio Venâncio da Costa; Jeep Club; Defesa Civil; Guarda Civil e as Secretarias de Agricultura, Segurança Pública e Transportes e Trânsito.
Festa do padroeiro — As comemorações pelo aniversário da cidade acontecem dentro da festa do padroeiro São João Batista, que teve início no sábado (16). As celebrações seguem até 24 de junho. Destaque para o Festival de Quadrilhas Sanjoanenses, na noite de sexta-feira (21), que só deve acabar na madrugada de sábado (22), após quatro apresentações, O espetáculo “O Sonho do Menino João — um auto folclórico” acontece no domingo (23) e no dia do padroeiro. Entre as atividades religiosas, destaque para o desfile fluvial, que chega ao Cais do Imperador na tarde do próximo domingo e a procissão de São João, às 19h do dia 24 de junho. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS