Governo do Rio vai criar mil vagas no Degase até 2020
26/06/2019 13:13 - Atualizado em 01/07/2019 17:55
O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou, nesta quarta-feira (26), a criação de 220 vagas de semiliberdade com a instalação de novas unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) nas regiões Norte, Sul, Baixada Fluminense, Região dos Lagos e na capital, até dezembro deste ano. Também serão criadas mais 200 vagas de internação e internação provisória na região Serrana e no Leste Fluminense. Com isso, o Degase, terá até o final de dezembro, 420 novas vagas no estado.
Até o segundo semestre de 2020, serão criadas mais 600 vagas de internação e internação provisória. O total do investimento, com recursos do Governo do Estado, será de pouco mais de R$ 125 milhões, já incluindo o custeio. “Este é um problema de décadas, que iremos resolver em poucos meses, dando condições adequadas de internação e de ressocialização aos jovens do Degase”, destacou o governador Wilson Witzel.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, todas as novas unidades de internação terão escolas da rede estadual de Educação integradas. “Ao todo, somando as vagas criadas ainda este ano e as que serão geradas ao longo de 2020, serão 21 unidades com mil novas vagas, sendo cerca de 200 de semiliberdade e 800 de internação”, detalhou Pedro Fernandes.
Ainda segundo o secretário, para fortalecer a ressocialização desses jovens, a secretaria de Educação, em parceria com a Faetec, vai abrir cursos profissionalizantes aos adolescentes do Degase nessas novas unidades. O Estado do Rio ainda negocia com o governo federal a criação de uma nova unidade e a reforma de mais duas do atual sistema, no valor de aproximadamente R$ 50 milhões.
Fonte: Governo do Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS