Congresso científico movimenta a Uenf
25/06/2019 11:25 - Atualizado em 01/07/2019 18:00
Divulgação UENF
Foi realizada, na tarde desta segunda-feira (24), no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a cerimônia de abertura oficial do XI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e IV Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG). O evento, que se estende até sexta (28) , engloba o 24º Encontro de Iniciação Científica da Uenf, o 16º Circuito de Iniciação Científica do Instituto Federal Fluminense (IFF) e a 12ª Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense (UFF). O Congresso também apresenta os trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas dos projetos aprovados na Edição 2018-2019 do Programa Municipal de Bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão (Viva a Ciência) da Prefeitura de Campos.
A mesa de abertura foi composta pela vice-prefeita, Conceição Sant’Anna; o reitor da Uenf, Luis Passoni; o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo; e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFF, Andrea Brito.
O reitor do IFF disse que o país vive uma crise de governança e que o argumento de que a iniciativa privada detém a maior parte da produção científica do país precisa ser rebatido.”Quarenta e quatro por cento das instituições que mais produzem ciência são universidades públicas. Apenas uma é privada, e o restante são institutos públicos”, afirmou.
A pró-reitora da UFF ressaltou a importância de eventos como este. “Temos que superar desafios e hoje, diante da atual situação brasileira, temos um grande desafio pela frente. Tenho certeza que cada um de vocês pode ajudar a criar uma sociedade melhor, mais justa e mais honesta”, disse Andrea.
Passoni parabenizou a Prefeitura de Campos pela criação do Programa Municipal de Bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão (Viva a Ciência). “É importante lembrar que este programa também vai ajudar o governo municipal na solução de problemas”, afirmou.
O reitor da Uenf ressaltou ainda, o sucesso da parceria entre as instituições, que já dura 11 anos e vem ganhando corpo a cada ano, com o aumento do número de trabalhos. Lembrando que este é o último Confict/CONPG de sua gestão, ele disse que, em meio à crise financeira que atingiu a Uenf há dois anos, chegou a se perguntar se conseguiria entregar uma universidade para o próximo reitor. “Sim, e hoje vejo que ela está ainda melhor. Agradeço a todos e que possamos fazer uma grande ‘balbúrdia’, com muita alegria, durante esta semana”, finalizou.
A cerimônia foi encerrada com um concerto da Camerata de Cordas do IFF Guarus. A programação do Congresso inclui sessões orais e sessões de banner de apresentação de trabalhos científicos, minicursos, palestras, mesas-redondas e atividades culturais. Hoje, o destaque é a mesa-redonda sobre o tema “Desenvolvimento regional e financiamento das pesquisas nas Universidades”, com a participação de Ana Lúcia Assad, Carlos Ruiz-Miranda, Renan Carneiro e Romeu Silva Neto. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS