IFF abre inscrição para cursos técnicos e de graduação em sete campi
24/06/2019 09:12 - Atualizado em 26/06/2019 14:32
O IFFluminense abriu, nesta segunda-feira, inscrições para cursos técnicos de nível médio e cursos de graduação para o 2º semestre deste ano. São 1.135 vagas nos campi Campos Centro, Campos Guarus, São João da Barra, Quissamã, Itaperuna, Macaé e Cabo Frio. Para concorrer, é preciso ter os requisitos exigidos em cada uma das seleções em aberto: ingresso de portadores de diploma; reingresso de estudantes em situação de evasão; transferências externa e interna. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (28), das 14h às 19h, no campus ofertante da vaga. Os resultados serão divulgados no dia 16 de julho e a matrícula está prevista para os dias 23 e 24 do mesmo mês.
O Processo Seletivo para Candidatos Portadores de Diploma está aberto àqueles que tenham diploma de graduação, cursado em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação. São 60 vagas para os campi Itaperuna, Campos Centro, Campos Guarus e Macaé. As inscrições serão realizadas no campus ofertante da vaga, mediante a apresentação dos originais da documentação descrita no Art. 7.º do Edital N.º 92/2019, que rege a seleção, tais como, diploma, histórico e currículo. É necessário pagar, ainda, a taxa de inscrição no valor de R$65, por meio de GRU Simples. Os inscritos serão selecionados por meio de análise de documentação, avaliação acadêmica e prova de Aptidão/Habilidade Específica, para os candidatos às vagas dos cursos de Design Gráfico e Licenciatura em Música.
Para os estudantes em situação de “evasão”, aqueles que deixaram de frequentar seu curso (não renovaram, não reabriram ou cancelaram matrícula) e desejam reingressar no IFF, são dois processos seletivos, um para cursos de graduação e outro para cursos técnicos. No primeiro caso, são ofertadas 190 vagas para os campi Itaperuna, Campos Centro, Campos Guarus, Macaé e Cabo Frio. O reingresso será a partir do segundo período e estará condicionado à existência de vagas para o período no qual o candidato se enquadrar, após análise de aproveitamento de estudos. Os interessados podem se inscrever no campus ofertante da vaga, apresentando o requerimento de inscrição, disponível no Edital N.º 93/2019, e documento oficial de identificação com foto (original e cópia).
Já para o reingresso nos Cursos Técnicos, estão disponíveis 237 vagas nas unidades de Itaperuna, Campos Centro, Campos Guarus, São João da Barra, Quissamã e Cabo Frio. Neste caso, o estudante deve estar em situação de evasão há no máximo cinco anos. As inscrições serão realizadas no campus ofertante da vaga, com a apresentação do requerimento de inscrição, disponível no Edital N.º 94/2019, e documento oficial de identificação com foto (original e cópia).
Há também vagas para Transferências Externa e Interna para cursos de graduação. Na Externa, são 352 vagas distribuídas entre os campi Itaperuna, Campos Centro, Campos Guarus, Macaé e Cabo Frio. Este processo está aberto àqueles estudantes regularmente matriculados, no ano letivo de 2019, em cursos de graduação de outras instituições de ensino superior, reconhecidos e/ou autorizados pelo MEC, que tenham interesse em transferência para cursos de graduação do IFFluminense.
O pedido de transferência deve ser a partir do 2º período, com compatibilidade curricular e somente serão aceitas solicitações entre cursos da mesma área. Os interessados podem se inscrever no campus ofertante da vaga, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 65,00, por meio de GRU Simples, e apresentação dos documentos descritos no Art. 9º do Edital N.º 95/2019. A seleção vai ser baseada na análise da integridade dos documentos apresentados, e na avaliação acadêmica realizada por equipe do IFF que considerará a compatibilidade curricular entre os cursos.
Já a Transferência Interna destina-se a estudantes de cursos de graduação do IFFluminense que tenham interesse em transferência entre cursos ou transferência entre os campi do instituto. Poderão candidatar-se os estudantes regularmente matriculados no 1º semestre deste ano, cujo pedido se der a partir do 2º período e que houver compatibilidade curricular. São 296 vagas para os campi Itaperuna, Campos Centro, Campos Guarus, Macaé e Cabo Frio. Os interessados podem se inscrever no campus ofertante da vaga, com apresentação da documentação exigida no Art. 8º do Edital N.º 96/2019, tais como histórico escolar e comprovante de matrícula. Além da análise da integridade dos documentos e avaliação acadêmica, a seleção vai contar com a verificação da aprovação do estudante nos componentes curriculares dos períodos anteriormente cursados.
Fonte: IFFluminense

ÚLTIMAS NOTÍCIAS