Obras no Asilo do Carmo iniciam e previsão de conclusão é novembro
Camilla Silva 18/06/2019 19:56 - Atualizado em 19/06/2019 21:24
  • Obras no Solar Santo Antônio

    Obras no Solar Santo Antônio

  • Obras no Solar Santo Antônio

    Obras no Solar Santo Antônio

As obras no Solar de Santo Antônio, que abriga atualmente o Asilo do Carmo, em Campos, já foram iniciadas. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pela obra, o prazo de execução é de 180 dias e o valor do contrato é de R$ 1.339.413,09. No local, serão realizados a descupinização, escoramento da estrutura e reparos no telhado do casarão. Em janeiro deste ano, parte do beiral do telhado caiu chamando atenção para as más condições do prédio. Na primeira quinzena de maio, os idosos que moram no prédio foram transferidos para o Asilo Monsenhor Severino após uma decisão da justiça federal de Campos para possibilitar a ação, que tinha verbas aprovadas desde 2018.
“Essas primeiras semanas são de criação do canteiro de obras, limpeza, organização, proteção e escoramento dos espaços no interior do Solar para que, só então, as obras propriamente ditas se iniciem. A estimativa é de que cheguem a trabalhar no local por volta de 20 operários, mas esse número só deve ser atingido em momento mais adiante”, informou a assessoria do Instituto em nota.
Segundo o presidente da Associação Mantenedora do Asilo do Carmo, Marcelo da Silva Azevedo, a administração está aproveitando para fazer outras intervenções nas áreas que foram desocupadas para as obras do Iphan. “Nós estamos utilizando recursos da próprios para realizar alguns reparos na área da lavanderia, no prédio anexo, neste período de 180 dias”, afirmou.
Em setembro de 2018, o Ministério da Cultura liberou quase R$ 1,4 milhão para as obras emergenciais e a Justiça determinou que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aplicasse a verba, prevista no orçamento 2018 do órgão. A liminar foi expedida em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF). Em caso de descumprimento, era prevista a aplicação de multa à Prefeitura de Campos e à presidência da Associação Mantenedora do Asilo Nossa Senhora do Carmo.
Transferência - Nos dias 13 e 14 de maio, a transferência dos idosos do Asilo do Carmo para o Asilo Monsenhor Severino foi realizada, conforme decisão tomada no início do mesmo mês, durante audiência na 2ª Vara da Justiça Federal de Campos, onde foi homologado o acordo pela juíza Flávia Rocha Garcia. Atualmente, são 57 idosos assistidos pela instituição, sendo 23 homens. A maior parte dos idosos está acamada e foi transportada de ambulância.
Patrimônio de campos - O Solar de Santo Antônio, casarão histórico, deve passar por reparos no telhado e estabilização estrutural. Construído na fase áurea do ciclo da cultura do açúcar, o solar de arquitetura colonial foi erguido em 1846 e é patrimônio tombado desde 1946.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS