Prefeito Rafael Diniz participa de mutirão contra Aedes em Morro do Coco
15/06/2019 17:11 - Atualizado em 18/06/2019 13:35
Divulgação - Supcom
Com objetivo de inibir o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Campos realizou mais um mutirão, neste sábado (15), desta vez no distrito de Morro do Coco. A ação faz parte da estratégia da Secretaria de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com demais secretarias, e contou com a presença do prefeito Rafael Diniz (PPS).
Durante o mutirão foram realizados serviços pelos agentes do CCZ, como buscas de possíveis focos de mosquitos, recolhimento de materiais inservíveis, colocação de telas em caixas d’água sem tampas, orientações técnicas aos proprietários dos imóveis e terrenos, além de distribuições de panfletos.
— A nossa luta tem que ser constante no combate ao mosquito vetor. Com o resultado do último LIRAa, 80% dos focos de mosquitos estão dentro dos imóveis e terrenos, então é extremamente importante que todos tirem 10 minutos durante a semana para que possamos alcançar nosso objetivo que é combater o mosquito e garantir qualidade de vida e saúde para toda população campista — destacou o prefeito Rafael Diniz.
Com base no LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), foram elaboradas estratégias pela secretaria de Saúde para implementar maior ofensiva nas ações, em função do avanço para o quadro de período endêmico.
Já o diretor do CCZ, Marcelo Sales, explica que devido aos casos suspeitos em Morro do Coco, um carro de fumacê foi direcionado para ajudar a conter o índice de infestação do Aedes aegypti. “Durante os trabalhos, foram recolhidos aproximadamente 50 pneus, que servem como local para proliferação do vetor”, informou Marcelo Sales.
Moradora da localidade há 48 anos, a dona de casa Maria da Penha Velasco, de 60 anos, relata que o trabalho do poder público nas ruas é importante para instrução dos cuidados que cada morador deve ter. “Sempre vigiei os meus vasos de plantas, entre outros recipientes que possam servir como criadouros para o mosquito. Espero que com essa conscientização presencial, as pessoas passam estejam mais atentas”, relatou.
A gestão municipal foi representada no mutirão, também, pelas secretarias de Desenvolvimento Humano e Social, Desenvolvimento Ambiental, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Governo, Gestão Pública, superintendência de Limpeza Pública, Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Departamento de Transporte e Empresa Municipal de Habitação (Emhab). Também participaram da ação, os vereadores Álvaro César (PRTB), José Carlos (DC) e Jairinho Show (PTC). (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS