Após mais um caso de meningite, Seap realizará avaliação diária em unidades de Campos
Camilla Silva 10/06/2019 17:51 - Atualizado em 13/06/2019 13:29
Um interno do presídio Carlos Tinoco da Fonseca com diagnóstico confirmado de meningite foi encaminhado para o Hospital Ferreira Machado nesse domingo (9), onde segue internado. No último dia 2, um preso morreu com suspeita da doença na Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro, também em Campos. Por medidas preventivas, a secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que as duas unidades se encontram em quarentena até o dia 22 de junho. Os casos se somam a outro que aconteceu em maio e o órgão determinou que a Coordenação de Gestão em Saúde Penitenciária e equipes médicas avaliem, diariamente, as três unidades de Campos para monitorar a situação.
“A secretaria de Estado de Administração Penitenciária informa que um interno do presídio Carlos Tinoco da Fonseca, com suspeita meningite, foi levado imediatamente para o Hospital Municipal Ferreira Machado no último domingo (9), onde se encontra no CTI, com o diagnóstico positivo para a doença. A Seap informa ainda que todas medidas já foram tomadas e que as visitas de familiares, advogados, assim como o ingresso e transferências de presos na unidade prisional estão suspensas até o dia 22 de junho. A equipe da Coordenação de Gestão em Saúde Penitenciária e equipes médicas avaliarão, diariamente, as três unidades de Campos para monitorar a situação”, informou o órgão em nota.
A assessoria de imprensa do HFM informou que dois detentos deram entrada na unidade nesse domingo, um de 38 anos e outro de 28 anos. “Os exames iniciais realizados no paciente de 38 anos sugerem meningite pneumocócica. Já os exames realizados no líquor coletado no paciente de 28 anos não indicam meningite. Mesmo assim, em ambos os casos, os materiais coletados serão enviados ao Laboratório Noel Nutels (Lacen), no Rio de Janeiro, para diagnósticos mais específicos”, relatou. Segundo o hospital, o estado de saúde do primeiro paciente inspira cuidados e o segundo está estável.
Outros — Um detento da Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro morreu no dia 2 de junho, por suspeita de meningite. De acordo com a secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que está acompanhando o caso, “o preso faleceu com sintomas idênticos a um quadro possível de meningite”. A vítima relatou aos inspetores que estava passando mal, foi socorrida e encaminhada para o Hospital Ferreira Machado (HFM), mas morreu na unidade hospitalar. Por causa da morte, as visitas, entrada e saída de presos estariam suspensas até o dia 12 de junho, se não fossem o novo caso.
Em maio, dois internos do presídio Carlos Tinoco da Fonseca foram encaminhados ao HFM com suspeita da doença. Um deles teve o diagnóstico confirmado. As visitas, entradas e saídas de presos na unidade ficaram suspensas até o dia 23 de maio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS