Brasil conquista Campeonato das Américas de Fut 5
10/06/2019 11:31 - Atualizado em 17/06/2019 20:30
Comunicação CBDV
A Seleção Brasileira de futebol de cinco conquistou, na manhã desse domingo (9), o título de campeã das Américas. Com a vitória por 2 a 0 sobre a arquirrival Argentina, na arena do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, a equipe nacional levanta o troféu pela sexta vez em nove edições realizadas desde 1997.
O pernambucano Raimundo Nonato foi o grande nome da decisão, com dois gols, todos no primeiro tempo de jogo. Ele encerra a competição como artilheiro, com nove bolas nas redes rivais em seis apresentações. Foram os dois primeiros gols que os argentinos sofreram no Campeonato das Américas. Eles chegaram à decisão com três vitórias e dois empates sem gols — um dos quais contra a Seleção Brasileira, na abertura da competição, na terça-feira (4). Já a campanha do time da casa somou cinco triunfos e um empate, com 15 gols marcados e só um sofrido (na goleada por 4 a 1 sobre o Chile, no encerramento da primeira fase).
O primeiro gol do jogo foi de pênalti. O gaúcho Ricardinho foi puxado dentro da área aos oito minutos de jogo. Nonato cobrou de pé direito no canto esquerdo do goleiro. A bola beijou a trave antes de morrer no fundo da rede. Cinco minutos depois, Nonato desenvolveu uma jogada individual desde o campo de defesa, invadiu a área e tocou com classe na saída do arqueiro rival.
O placar deste domingo repete o da última final que os dois vizinhos da América do Sul disputaram. No Mundial da modalidade, em junho de 2018, os brasileiros aplicaram iguais 2 a 0 nos argentinos. Na ocasião, Ricardinho e Nonato foram os anotadores.
O Campeonato das Américas dava uma vaga no megaevento da capital japonesa, no próximo ano. O Brasil, pentacampeão e atual campeão mundial, já tem posto garantido desde o triunfo sobre os argentinos. Seis seleções disputaram, desde a terça-feira, o torneio no Centro de Treinamento Paralímpico: Chile, Colômbia, México, Peru, além de brasileiros e argentinos.
As duas finalistas deste domingo têm reencontro marcado a partir de 23 de agosto. Nesta data, terão início os Jogos Parapan-Americanos de Lima, Peru. Em três edições, desde o Rio 2007, o Brasil jamais experimentou outro resultado que não seja a conquista da medalha de ouro.
Fonte: Comunicação CBDV

ÚLTIMAS NOTÍCIAS