Instagram hackeado? Recupere a conta invadida!
- Atualizado em 18/06/2019 11:57
O Instagram anunciou, nesta segunda-feira (17), que está testando um novo recurso de segurança para facilitar a recuperação de contas invadidas por hackers. De acordo com declaração da rede social ao site de tecnologia Motherboard, o usuário que sofrer um ataque deve reportar a violação na página de login e, depois, informar o e-mail ou número de telefone vinculado à conta. Feito isso, ele retomará o acesso a perfil a partir de um código que funcionará apenas no dispositivo em que foi solicitado.
 
Além disso, o Instagram definiu que, ao mudar um username, ele não ficará imediatamente disponíveis para outras contas usarem. Essa medida foi tomada para evitar que nomes de usuários sejam roubados após ataques hackers modificarem o perfil invadido. Não há previsão para o lançamento da ferramenta de recuperação da conta, mas a função de bloqueio de nome de usuário já está disponível para Android e será implementada em breve para iPhone (iOS).
O novo recurso de recuperação de conta estará disponível por meio da opção "Precisa de mais ajuda", na página inicial de login do Instagram. Na página seguinte, o usuário deve inserir o endereço de e-mail ou número de telefone associados à conta para receber o código de seis dígitos para resgatar o perfil.
 
Caso o hacker também tenha acesso ao e-mail ou número de telefone da vítima, ele receberá o código, mas não poderá usá-lo para recuperar a conta, pois o número funciona apenas no aparelho do usuário.
Roubo de nomes de usuário
O recurso de proteção de nomes de usuário preservá-los por determinado período de tempo para impedir casos em que hackers atacam contas apenas para roubar o username. Assim, caso um invasor obtenha um perfil e mude o nome de usuário, o título antigo não ficará imediatamente disponível para outras contas usarem, e o usuário invadido poderá recuperar o nome ao reaver a conta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Gustavo Abreu

    [email protected]

    Um blog sobre curiosidades, imagens, vídeos interessantes, dicas de filmes, séries, ilustrações, viagens e tudo que está bombando na net.