Colunista de Vinhos Esteve na ViniBraEXpo no Rio
- Atualizado em 01/07/2019 10:36
Coluna de Vinhos nº 5
Por João Ricardo Rodrigues
De 28 a 30 de junho, o shopping Via Parque na Barra da Tijuca – Rio de Janeiro  foi o palco da ViniBraExpo um evento feito para quem ama ou quer conhecer o mercado e os vinhos nacionais.
O propósito é aproximar o público dos grandes produtores nacionais, proporcionando aos enófilos* a oportunidade única de provar bebidas diferentes e ter acesso a muitos conhecimentos sobre o mundo dos vinhos.
Fotos-João Ricardo Rodrigues
O Brasil é um mercado em ascensão na venda de vinhos finos. De acordo com levantamento da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, o Brasil está em 14º no ranking mundial da produção, com 340 milhões de litros produzidos em 2017.
Conforme análise do site Cuponation ainda há muito a ser explorado em nosso mercado. O Brasil aparece em 17º, com 330 milhões de litros consumidos pela população anualmente, o que equivale a aproximadamente 1,7 litro per capita, ou mais ou menos duas garrafas.
Fotos-João Ricardo Rodrigues
Estamos longe dos nossos hermanos argentinos que consomem em média 30 litros per capita.
 Durante esses três dias as pessoas puderam conhecer não apenas os espumantes, já famosos no mercado mundial pelas medalhas conquistadas, mas também os vinhos brancos e os tintos nacionais.
Fotos-João Ricardo Rodrigues
Além da degustação, foi possível participar de bate-papos com a bebida sendo o personagem principal.
Eventos assim são importantes para quebrar o paradigma que o Brasil não produz vinhos finos de qualidade. Hoje podemos encontrar no mercado vinhos brasileiros honestos a preços acessíveis e competitivos.
Na sessão de degustação encontramos diversas vinícolas que trouxeram o melhor dos terroirs brasileiros com destaques para as vinícolas do Rio Grande do Sul que eram a maioria, foi uma excelente oportunidade de degustar vários vinhos e observar as principais características de cada um, além de poder conversar com enólogos* e sommeliers* que representavam as diversas vinícolas.
 
Fotos-João Ricardo Rodrigues
 
Na Masterclass de Adolfo Lona, enólogo que em 1973 chegou ao RS trazido pela Martini e Rossi, principal testemunha a evolução da produção e comercialização dos vinhos e espumantes no Brasil, foi apresentada a história da produção no país, abordando as características de clima e solo que favorecem a produção de qualidade por aqui e os fatores que fazem do Brasil um dos países mais promissores em relação ao consumo de vinhos. 
Fotos-João Ricardo Rodrigues
 
A degustação de uma seleção mais do que especial feita pelo grande especialista, incluiu 5 representativos rótulos, com a exceção da Cabernet Franc, todas as outras uvas já apresentamos aqui na Coluna de Vinhos. 
Fotos-João Ricardo Rodrigues

 
A degustação de uma seleção mais do que especial feita pelo grande especialista, incluiu 5 representativos rótulos, com a exceção da Cabernet Franc, todas as outras uvas já apresentamos aqui na Coluna de Vinhos.
Angheben Pinot Noir, Serra Gaúcha, safra 2018
Aromas frutados, na boca é leve, de poucos e macios taninos e um final agradável e persistente.
  Merlot Vallontano, Serra Gaúcha, safra 2012
Aromas de framboesa, cereja negra e chocolate, equilibrado, com boa estrutura e complexidad
 Peruzzo Cabernet Franc, Campanha, safra 2013
Generoso e potente. A cor é vermelha intensa, com ligeira evolução, brilhante, seus aromas intensos são típicos e o sabor marcante da variedade, macio e persistente.
 Miolo Cabernet Sauvignon Reserva, Campanha, safra 2015
É um vinho de guarda, bem estruturado, que apresenta características próprias para o envelhecimentocom taninos presentes, boa estrutura e equilíbrio. Retrogosto com boa evolução e persistência.
 Vallontano Merlot Batalha Tannat, Campanha, safra 2016
Aromas nítidos a especiarias, frutas roxas e leve nota de cacau. Em boca, vinho de boa estrutura e volume, possui taninos firmes e finos, de final longo e persistente.
 O evento teve praça de alimentação, expositores de queijos e especiarias e uma loja de vinhos. 
Fotos-João Ricardo Rodrigues
 *Enólogo: é o responsável por toda a produção do vinho.
*Sommelier: possui o conhecimento não só sobre as características do fermentado, mas também sua correta harmonização.
*Enófilo: é toda aquela pessoa que apenas aprecia ou estuda sobre a nobre bebida.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]