O que importa? O crime ou quem está envolvido?
- Atualizado em 16/06/2019 18:52
Um crime brutal
Um crime brutal
Nos últimos dias a imprensa noticiou intensamente duas ocorrências policiais. Primeiro foi a acusação de estupro feita contra o jogador Neymar, que teria ocorrido em Paris, e depois o assassinato do ator Rafael Miguel e seus pais. Tendo em comum o envolvimento de celebridades, esses fatos se tornaram o tema principal em jornais, programas televisivos e redes sociais. Porém, enquanto o país discutia esses crimes, pouco se falava sobre um outro crime perturbador que ocorreu em Brasília no dia 31 de maio, o assassinato do menino Rhuan.
Ao longo de uma semana em que a população debatia aspectos sobre a acusação feita a Neymar por Najila e se deliciava com vídeos e declarações mostrando a intimidade deles, a polícia de Brasília investigava um homicídio com aspectos macabros. Avisados de que uma mulher havia abandonado uma mala na rua, policiais encontraram nela partes do corpo de uma criança. Seguindo informações, conseguiram identificar quem havia deixado a mala no local e encontraram duas mulheres e uma criança prontas para fugir. Uma delas era a mãe da criança morta e confessou que ambas esfaquearam, degolaram, esquartejaram e queimaram o corpo.
Nesse meio tempo, um outro crime envolvendo celebridades ocorreu. O ator Rafael Miguel, conhecido por seu papel na novela Chiquititas, foi morto junto com seus pais enquanto visitavam a namorada do ator, Isabela Ticherani. O pai de Isabela assassinou os três a tiros, sem possibilidade de defesa e fugiu. O fato passou a dividir com Neymar as atenções da mídia. Enquanto isso, a polícia de Brasília descobria que o calvário do menino Rhuan começou muito antes. Um ano antes de sua morte, seu pênis foi amputado de forma caseira por sua mãe e sua companheira. Segundo elas porque a criança queria mudar de sexo.
Mas porque a comparação entre esses crimes? Em uma busca rápida no google, ao digitar na pesquisa as palavras Neymar e estupro, aparecem 31.900.000 resultados. Quando pesquisados os termos Rafael e assassinato, aparecem 8.950.000 resultados. Porém, ao pesquisar Rhuan e assassinato, aparecem somente 169.000 resultados de pesquisa. É estarrecedor constatar que tudo se resume a quem está envolvido. Nos casos citados, quanto mais conhecida a pessoa envolvida, maior a relevância jornalística. Isso é sintoma de uma sociedade guiada pelo fascínio dos famosos, onde o envolvido é mais importante que o fato criminoso. Enquanto isso muitos são massacrados no anonimato. Isso é sintoma de uma sociedade doente.
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Roberto Uchôa

    [email protected]

    Especialista em Segurança Pública, mestrando em Sociologia Política e policial federal