Ponto Final - Bolsonaro fala sobre "classe política" na Firjan
21/05/2019 09:24 - Atualizado em 06/06/2019 15:48
Reconhecimento
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi homenageado, ontem, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e durante seu discurso reconheceu que o Brasil é “um país maravilhoso”, mas o grande problema “é a nossa classe política”. Ainda na cerimônia, ele elogiou empresários, chamando-os de “heróis”, e prometeu não “atrapalhá-los”. O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), também participou da solenidade e, pelas redes sociais, parabenizou o presidente.
Em Campos
Por falar em Witzel, está mais que confirmada a presença do governador no RioAgro Coop. Um dos focos do evento é a retomada do agronegócio fluminense. Witzel fará a abertura da safra sucroalcooleira 2019-202º. A previsão era da chegada do governador às 11h, mas uma mudança na agenda antecipou sua chagada para as 10h. O evento é realizado pelo sistema estadual da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-RJ) em conjunto com a Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), com desenvolvimento e organização do Fatore e apoio do Grupo Folha.
Preservação
A Universidade Estadual do Norte Fluminense irá lançar, amanhã, em Farol de São Thomé, o projeto de extensão “Controle populacional de cães e gatos errantes do entorno do Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag)”. O estudo faz parte de um programa que envolve a educação ambiental e o atendimento a animais silvestres e que agora receberá um aditivo visando ao controle da natalidade dos animais errantes, que são cães e gatos, sem donos, que acabam entrando na unidade de conservação e fazendo o papel de predadores.
Aprimoramento
O XI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica e o IV Congresso Fluminense de Pós-Graduação estão com inscrições abertas até o dia 27 de maio. Os eventos, promovidos pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Instituto Federal Fluminense (IFF) e Universidade Federal Fluminense (UFF), irão acontecer conjuntamente entre os dias 24 e 28 de junho com o tema central “A Ciência e os caminhos do desenvolvimento”. Estão previstas palestras, minicursos, mesas redonda, apresentações orais e em banners, entre outras atividades.
Contra preconceito
O aspecto da sociedade no enfrentamento à violência de gênero e homofobia foi discutido, ontem, em evento realizado na 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Campos. O evento gratuito aconteceu três dias depois do Dia Internacional contra a LGBTfobia, lembrado todo 17 de maio. Participaram da palestra a presidente da Casa Irmãos da Solidariedade, Fátima Castro; a vereadora Joilza Rangel; além de Ana Paula de Oliveira, Rafael França, Josy Mayra.
Perdas
O estado da lataria dos veículos envolvidos no acidente da manhã de domingo, em frente à antiga fábrica da Coca-Cola, na Pecuária, que fez duas vítimas fatais — uma mulher de 40 anos, Elizângela Ribeiro, e seu filho Davi Lucas, de apenas 4 anos —, leva a uma constatação: a violência no trânsito mata tanto quanto os homicídios. Sabe-se que a rodovia que liga Campos a São Fidélis é uma estrada de condições precárias, sem acostamento, entre outras qualidades negativas. Mas, ainda assim, acidentes são registrados de quando em vez naquele trecho, levando famílias ao desespero pela perda abrupta de seus entes queridos.
Excessos
Entre as principais causas dos acidentes de trânsito no Brasil estão o excesso de velocidade, a imperícia ou a embriaguez ao volante, práticas que se sucedem. Entre os estudiosos e especialistas, a conclusão é de que os acidentes de trânsito são casos de saúde pública. Entretanto, uma outra constatação é inevitável: irresponsabilidade criminosa de quem comete tais práticas ao volante merece um endurecimento da legislação que trata do assunto. Em São Paulo, um levantamento feito entre janeiro e maio de 2017 concluiu que apenas uma pessoa é presa a cada 22 mortes ocorridas em acidentes de trânsito.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS