Últimos detalhes para entrega do Hospital São José
Hospital São José
Uma das apostas para virar o quadro da Saúde pública em Campos é a inauguração do Hospital São José, na Baixada Campista, prevista para o dia 31 de maio. E os preparativos estão a todo vapor. Nessa terça-feira (14), foram entregues mais de 80 peças — entre camas hospitalares, berços, armários de vitrine, banquetas de aço e mesas para exames. Na última semana, a unidade já tinha recebido mais de 100 equipamentos. Secretário municipal de Saúde, Abdu Neme destacou, em entrevista ao Folha no Ar, que o hospital vai oferecer conforto e serviço humanizado aos usuários. 
Movimentações
Era certo que a notícia de segunda-feira sobre o convite do governador Wilson Witzel (PSC) ao vereador sanjoanense Franquis Areas (PR) para ser candidato a prefeito em 2020 balançaria o tabuleiro político. A prefeita Carla Machado (PP) reagiu, como mostra matéria na página 2. Porém, o que ficou mais evidente, sobretudo nas redes sociais, foi a falta de consenso das correntes políticas. Tem muita gente, em um município com cerca de 30 mil eleitores, garantindo que vai manter candidatura ao Executivo, ainda que nem tenha um partido. No fim, a tendência é mais uma vez polarizar. 
Cenário
A máquina em SJB terá candidato. Carla é o nome natural, já que pode disputar a reeleição. Sua pedra no caminho é a condenação a oito anos de inelegibilidade na Machadada, suspensa até decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na hipótese de Carla não puder ser candidata, são pelo menos três os nomes do seu grupo que desejam encabeçar a chapa. É um cenário fácil de arrumar, um como prefeito, outro como vice e o terceiro com a promessa da presidência da Câmara, caso o grupo faça maioria do parlamento. Do outro lado, a oposição tenta emplacar Franquis, aliado de longa data dos Dauaire. Na terceira via, impossível prever.
Barrou
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), anunciou, que não vai dar prosseguimento ao pedido de cassação do mandato da deputada Renata Souza (Psol). A parlamentar denunciou o governador Wilson Witzel à Organização dos Estados Americanos (OEA) e à ONU. Segundo Ceciliano, Renata “agiu com a autonomia que é devida ao parlamentar”, ao fazer a denúncia. O pedido de cassação do mandato foi feito pelos líderes do governo, Márcio Pacheco, e do partido na Alerj, Bruno Dauaire, além do deputado Sérgio Louback, todos do PSC, mesmo partido de Witzel.
Derrota
O governo Jair Bolsonaro teve uma derrota expressiva no plenário da Câmara dos Deputados. Nessa terça, foi aprovado, por 307 votos a 82, a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para explicar aos parlamentares os cortes no orçamento das universidades públicas e de institutos federais. Por se tratar de convocação, ele é obrigado a comparecer à comissão geral que o ouvirá no plenário da Câmara nesta quarta-feira (15), mesmo dia da paralisação nacional contra os cortes, às 15h. Segundo o autor do pedido, deputado Orlando Silva (PCdoB), o ministro precisa explicar como será feito o bloqueio dos recursos.
Estado
O Governo do Estado iniciou nesta semana o recenseamento obrigatório para os servidores ativos, aposentados e pensionistas nascidos em maio, que terão até o dia 24 para realizar o procedimento em uma agência do Bradesco. A atualização começou a ser feita em novembro de 2018. Quem nasceu em junho deverá aguardar o próximo mês, e assim por diante. O procedimento é uma medida do Plano de Recuperação Fiscal do Estado do Rio e tem como objetivo promover a melhoria da base de dados da folha de pagamento do funcionalismo.
Decidido
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que condomínios não podem restringir, de forma genérica, que moradores tenham animais domésticos de estimação, como cães e gatos, em apartamentos. Pelo entendimento da Terceira Turma do tribunal, que julgou um caso sobre o tema, as convenções só podem fazer restrição quando os bichos apresentarem risco à segurança, higiene ou à saúde dos demais moradores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS