Ações para inibir a criminalidade
Arnaldo Neto 25/05/2019 18:03 - Atualizado em 06/06/2019 16:28
Divulgação
São João da Barra não é mais a cidade pacata de outrora. Com população estimada em cerca de 35 mil, já registrou neste ano, segundo levantamento da Folha, oito assassinatos. No mesmo período, entre 1º de janeiro e 26 de maio de 2018, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), foram três homicídios. A percepção do aumento na violência não é somente pelos casos envolvendo mortes, mas a percepção popular de recorrentes casos de furtos, invasões de residências e a ampliação da atuação do tráfico de drogas. A prefeita Carla Machado (PP) anunciou na última semana a criação do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) para reforçar o trabalho na área. Responsável pela 145ª Delegacia de Polícia de SJB, Madeleine Farias reforça outra percepção dos moradores e veranistas do município, a de que a violência teve aumento expressivo a partir da implantação do Porto do Açu e a instalação de novos empreendimentos.
— São João da Barra é uma cidade que sempre exprimiu a questão da tranquilidade e veraneio, mas agora isso mudou. Há um estudo da delegacia de que houve um aumento na curva de crime entre 2012 e 2013, a partir da construção do Porto. Depois da crise de demissão em massa isso se acentuou. Hoje, vemos facções de Campos dominando o 5º distrito — disse a delegada em recente entrevista ao programa Folha no Ar, da rádio Folha FM 98,3.
Apesar da preocupação que a delegada expressou em relação aos registros de violência em SJB, Madeleine expôs dados positivos para os moradores do município. “Aumentamos em 48% o número de prisões em São João da Barra. Isso só é possível graças à confiança depositada pelo povo sanjoanense. O delegado de polícia tem que dar satisfação à população. Nós temos que dar visibilidade e transparência quanto ao trabalho da polícia”, disse.
O município vai contar com um Cisp, nos altos da rodoviária Doutor Fernando Hélio Pinheiro. As obras de adequação já começaram e foram vistoriadas pela prefeita. Além da 5ª Companhia da Polícia Militar, o Cisp abrigará o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), a secretaria municipal de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal e o Departamento de Fiscalização e Posturas. No local funcionará, também, a Central de Monitoramento da Prefeitura.
— Pretendemos fazer as adequações o mais rápido possível para que o local se torne uma referência em termos de segurança em nosso município, dando prosseguimento à nossa proposta de trabalhar sempre em prol de paz e tranquilidade para nossa população e visitantes — destacou a prefeita Carla Machado.
Tráfico chega a conjunto habitacional do Açu
A chegada do Porto do Açu e a posterior conclusão de um conjunto habitacional popular, entregue pela Prefeitura, são fatores que impulsionam os índices de violência no 5º distrito de SJB, sobretudo na localidade em que o complexo portuário.
— No 5º distrito houve um aumento significativo da violência. Nós temos, hoje, dificuldade de fazer reuniões do Conselho Comunitário de Segurança no Açu. Por quê? Porque os traficantes da região não permitem que os moradores estejam nessas reuniões para falar das suas mazelas — informou Madeleine.
Com a crescente violência no Açu, existe um movimento em outra localidade do 5º distrito, a de Mato Escuro, temeroso que a construção de um complexo habitacional, por parte do poder público municipal, possa elevar também os índices de criminalidade. Eles preparam um abaixo-assinado para entregar à Câmara.
Outro conjunto habitacional que tem preocupado pelo crescimento da violência é o de Barcelos. A delegada Madeleine Farias afirma que existe, realmente, a atuação do tráfico nas chamadas casas populares do Açu. “Há informações contundentes de que narcotraficantes, inclusive de Campos, ligados a pessoas da Penha, que estariam tomando conjuntos habitacionais do 5º distrito. Com relação ao outro conjunto [em Barcelos], as informações não são comprovadas nas investigações. Há indícios, mas não há comprovação”.
Delegada Madeleine Farias
Delegada Madeleine Farias / Isaias Fernandes
Cisp visa atuação em conjunto
A parceria para atuar nas questões da segurança pública foi a tônica do encontro na última quarta-feira para vistoriar as obras do futuro Cisp (Centro Integrado de Segurança Pública). Participaram da visita, ainda, o subcomandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Aredes; a comandante da 5º Companhia de Polícia Militar, tenente Helen Gobeti, os secretários municipais de Segurança Pública, Rodrigo Machado, de Obras e Serviços, Alexandre Estefan, o subsecretário de Segurança Pública, Marcelo Reis, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Teixeira.
— O objetivo é trabalharmos em conjunto. Com isso as informações fluirão de forma mais rápida e segura, aumentando a sensação de segurança da população e o êxito nas prisões e apreensões. Toda sociedade vai ganhar muito — disse o subcomandante do 8º BPM.
Em Campos, o Cisp foi inaugurado em março, contando ainda com o projeto “Campos+Segura”. No município vizinho de SJB, além dos equipamentos instalados pela administração municipal, câmeras de segurança em fachadas de residências ou comércios podem ser incluídas ao sistema. Para participar, as câmeras devem atender a requisitos que garantam a qualidade das imagens, capacidade de envio e compartilhamento na rede de monitoramento.
Agora em andamento, o projeto de SJB da criação de uma central de monitoramento é promessa antiga da prefeita Carla Machado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS