Campos tem um caso confirmado de H1N1
25/05/2019 16:25 - Atualizado em 27/05/2019 08:23
Divulgação - Supcom
Uma pessoa foi diagnosticada com H1N1 em Campos, segundo a secretaria municipal de Saúde. O órgão não divulgou, entretanto, informações sobre o paciente e em qual unidade ele passa por tratamento. Ainda de acordo com a secretaria, outros 11 casos suspeitos da doença estão sendo investigados e aguardam exames para confirmação. A uma semana do encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, somente 52,22% da população recorreu aos pontos de vacinação contra a Influenza no município.
Segundo a assessora chefe da Vigilância Epidemiológica, Roberta Lastorina, a vacinação é de extrema importância para a não evolução das formas graves e até mesmo morte pela gripe. “A procura ainda está baixa. Precisamos que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinar”, alerta Lastorina.
Campos imunizou 62.275 pessoas até o último dia 23. Como a expectativa é vacinar mais de 126 mil pessoas até o dia 31 de maio, os números ainda estão abaixo do esperado no município.
O público-alvo da campanha inclui idosos, crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os profissionais de escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, detentos e os funcionários do sistema prisional.
Para a imunização, é necessário levar o cartão de vacinação e documentos de identificação com foto (pessoal e funcional para profissionais da saúde e da força de segurança). Caso seja puérpera ou gestante, levar cartão de gestante. A vacina contra a gripe não é recomendada para menores de 6 meses e para quem estiver com febre.
A assessora chefe da Vigilância Epidemiológica destacou ainda que os familiares de pessoas acamadas devem acionar o serviço via telefone. “Basta ligar para o número (22) 98175-2482 e faremos o agendamento para vacinar essas pessoas em suas casas”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS