Número de homicídios até abril cai 43% em Campos
Camilla Silva 20/05/2019 15:11 - Atualizado em 27/05/2019 11:16
Isaías Fernandes
Campos vem apresentando melhora no índice de homicídios em 2019. Nos quatro primeiros meses deste ano, ocorreram 53 assassinatos. No mesmo período de 2018, foram 93, o que representa uma queda de 43%. Apenas no mês de abril, foram 14 casos, o dobro do mês de março, com sete. Os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro foram divulgados nesta segunda-feira (20). Em maio, mais nove homicídios foram registrados no município, de acordo com dados da Folha da Manhã. Ações realizadas pela Polícia Civil e Polícia Militar são apontadas como responsáveis pela queda. Nos últimos anos, a quantidade de crimes deste tipo fez com que a cidade aparecesse em ranking internacional de violência. 
Em relação ao mês passado, o aumento é maior em crimes ocorridos à margem esquerda do rio Paraíba do Sul. O número de homicídios registrados na 146ª Delegacia de Polícia (Guarus) subiu de dois para nove. Nas localidades que ficam à margem direita, o índice permaneceu estável. Foram cinco casos em março e cinco em abril.
— Nós optamos em iniciar o ano com uma estratégia de enfrentamento intensivo aos principais focos de conflito entre facções traficantes que estavam postos. Então, nos meses de janeiro, fevereiro e março, foram sucessivas operações realizadas em comunidades diferentes no sentido de retirar das ruas esses indivíduos mais diretamente ligados a ocorrências de atentado contra a vida — afirmou o delegado titular da 146ª Delegacia de Polícia, Pedro Emílio.
No primeiro trimestre de 2019, foram realizadas várias ações da operação Guadalajara, coordenada pela 146ª DP. Nelas, entre outros presos, dois homens apontados como chefes de facção foram encontrados.
— A partir disso, nós tivemos, principalmente no mês de março, a redução significativa no número de homicídios. A gente percebe que, no mês de abril, esses números passaram a se elevar novamente em função de alguns conflitos já percebido por nós, mas a gente de um tempo de maturação para obter mandados que nos permitam retirar esses indivíduos das ruas e com isso garantir a manutenção desta tendência de redução de homicídios — defendeu o delegado, afirmando, ainda que "É claro que o ideal é não ter nenhum, mas a gente sabe da dificuldade de obter uma redução significativa, nessa circunscrição de Gaurus, sobretudo sobre as características próprias sociais do local, então a gente visa manter esses casos dentro de níveis aceitáveis".
Em matéria recente, o 8º Batalhão da Polícia Militar destacou duas estratégias no combate a este tipo de crime: o aumento do efetivo e o deslocando policiais de outros pontos para atuação em Guarus. Nesta segunda, entramos em contato com o comando da PM, mas não houve um posicionamento.
— Alguns apontam a trégua ocorrida entre facções criminosas rivais em alguns estados como uma das razões para a redução. Outros citam uma maior articulação entre poderes para um combate mais articulado ao crime organizado, como um dos principais fatores, principalmente depois da crise de 2017, quando o Brasil bateu o recorde de homicídios. Em Campos, a mudança de escala dos policiais militares e as recentes operações realizadas pela Polícia Civil também têm destaque. Seja qual tenha sido o fator ou conjunto de fatores que influenciou nessa redução, o que fica claro é a possibilidade de um combate aos homicídios no Brasil — afirmou Roberto Uchôa, especialista em Segurança Pública e policial federal.
Ranking - Campos teve 233 homicídios em 2018, o que levou o município a 35ª posição entre as cidades mais violentas do mundo, de acordo com levantamento produzido pela organização Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal do México. O município já amargou a 19ª posição em 2016 e subiu da 45ª posição em 2017. A análise é feita a partir do número de homicídios dolosos ocorridos e só analisa cidades com mais de 300 mil habitantes.
Estadual - A redução em Campos foi maior do que a média estadual. O ISP informou que, em todo o estado, foram registradas 356 vítimas de homicídio doloso e apresentou uma redução de 25% em relação a 2018.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS