Estrada no Farol é interditada após alerta de ressaca
18/05/2019 09:20 - Atualizado em 27/05/2019 11:09
Divulgação
A estrada que liga o litoral campista ao Açu, em São João da Barra, está interditada, neste fim de semana, depois de um alerta de ressaca emitido pela Marinha do Brasil, com picos no último dia de ondas de até 3,10m. Após um dia com problemas de alagamentos em alguns pontos da cidade, a situação começa a normalizar em Campos, segundo a Defesa Civil municipal, e apenas o bairro de Custodópolis ainda tem água acumulada por causa da chuva dessa sexta. “Vamos continuar em alerta porque tem previsão de chuva para hoje e amanhã”, afirmou o major Edison Pessanha, coordenador da Defesa Civil. Os institutos de meteorologia indicam previsão de 30 mm a 57 mm neste sábado (18). Já para Macaé, outra cidade do Norte Fluminense afetada pelo temporal, foi emitido, na tarde deste sábado, um alerta de chuva forte até a manhã de domingo (19). 
Ícaro Barbosa
A Defesa Civil Municipal informou que permaneceu ao longo de toda a madrugada vistoriando vários pontos da cidade, assim como reforçando o trabalho de bombas de escoamento em Guarus. Neste sábado, continua os trabalhos de limpeza no campo do Grêmio, no bairro de Custodópolis.
— No domingo teremos tábua de maré (movimento periódico das águas do mar) de 1,70m, o que aumenta ainda mais a força das ondas. Fizemos hoje (sexta) a vistoria nessa estrada que, por diversas vezes, foi atingida por ressaca e, por precaução, vamos interditá-la até que a situação esteja normalizada. A atividade pesqueira, por recomendação da Marinha do Brasil, está suspensa nos próximos dias — frisou o major.
Nessa sexta, vários pontos de alagamentos se formaram e o trânsito ficou complicado em Campos. De acordo com a Defesa Civil, choveu 113 mm, no acumulado do dia, em vários pontos da cidade. Na descida da ponte Leonel Brizola, no Centro de Campos, um bolsão de água se formou e três carros de passeio ficaram presos após apresentarem pane mecânica. Houve acúmulo também no cruzamento da BR 101 com avenida Alberto Torres e em ruas do Centro, como rua Marechal Floriano e rua dos Goytacazes. Em Guarus, a rua Waltamar Fernandes Pimentel, no Jardim Carioca, ficou com água passando o nível da calçada.
Macaé — A cidade de Macaé também tem sido atingida pelas chuvas desde essa sexta-feira. A secretária municipal adjunta de Defesa emitiu um alerta de previsão de chuva forte até o início da tarde de domingo. De acordo com o comunicado, há "possibilidade de chuvas entre 30 a 60mm/h ou 50 a 100mm/dia, com início 11h20 do dia 18 e término 12h de 19, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Possibilidade de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em áreas vulneráveis a esses riscos".
Na manhã deste sábado (18), por meio do site da Prefeitura, um informe indicou que os acessos permaneciam bloqueados nas avenidas Evaldo Costa e Carlos Tinoco Garcia. Foram registradas retenções na Vila Badejo, Barreto, Campo D’Oeste e Novo Horizonte e bolsões de nas ruas Teixeira de Gouveia, Francisco Portela, Alfredo Backer e Papa João XXIII, no Centro.
Outro informe foi publicado no início desta tarde. Às 13h46, o acesso à avenida Carlos Tinoco Garcia estava liberado, mas ainda permanecia bloqueado na Evaldo Costa. Por meio de nota, também no site oficial de Macaé, o gabinete de crise informou que a “secretaria de Fazenda, por intermédio da Postura, determina que nenhum estabelecimento de entretenimento, como circos e parques de diversão abertos, funcione até que todas as inspeções e medidas de segurança sejam adotadas”.
Rio — O município do Rio permanece neste sábado sob estágio de crise. Na manhã deste sábado, a prefeitura mantém os trabalhos de limpeza da via enquanto técnicos da prefeitura seguem analisando a cobertura do túnel, que liga a Zona Sul à Barra da Tijuca, que desabou ontem. De acordo com o Centro de Operações, existe previsão de chuva fraca a moderada durante a manhã. A tarde podem ocorrer pancadas de chuva. Também segue mantido o alerta de ressaca emitido pela Marinha.
  • Chuva em Campos (Foto: Genilson Pessanha)

    Chuva em Campos (Foto: Genilson Pessanha)

  • Chuva em Campos (Foto: Genilson Pessanha)

    Chuva em Campos (Foto: Genilson Pessanha)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS