Paróquia de Italva investe em turismo religioso
17/05/2019 18:08 - Atualizado em 27/05/2019 11:08
Santuário Divino Pai Eterno
Santuário Divino Pai Eterno / Divulgação
Desde o ano passado a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Italva, está investindo em turismo religioso. O projeto “Visite o Brasil” tem como objetivo apresentar igrejas históricas e colocar em destaque um pouco do legado da Igreja Católica e as contribuições ao desenvolvimento do Brasil. As viagens programadas são realizadas na parceria com o operador de turismo Flávio Martins. Padre Maxiliano Barreto enfoca que, além de conhecer igrejas, o objetivo é criar um programa de espiritualidade, apresentando as diversas experiências religiosas, em especial vivenciadas nos santuários.
— Começamos em 2017, com a visita ao Cristo Redentor, e no ano passado, visitamos os Santuários Divino Pai Eterno e Nossa Senhora de La Salete em Goiás. Em julho, estaremos voltando ao Santuário Pai Eterno, junto com o padre Gustavo Ribeiro e padre Fabiano Ferreira. Vamos participar de missa nos santuários e teremos momentos de lazer com nossos fiéis — disse Padre Max.
Nos dias 27 a 30 de junho, um grupo de Italva visitará igrejas históricas em Ouro Preto/MG, com direção espiritual do padre Francisco de Assis Moraes. Em julho, a parceria com as paróquias Nossa Senhora de Lourdes, em Itaperuna, e São Sebastião, em Campos.
— Essas visitas, além do cunho religioso, apresentam um pouco do legado artístico das cidades com suas igrejas. Ouro Preto é uma cidade marcada pelas construções de igrejas que remontam o Brasil Império e a fé católica implantada nas Gerais. E são igrejas belíssimas, marcos da arquitetura do barroco brasileiro. Não tem como não se encantar com a beleza do trabalho do mestre Aleijadinho com as esculturas em pedra sabão — pontua padre Assis.
Gilmar Vasconcelos conta a experiência de visitar o Santuário Divino Pai Eterno, no ano passado. Para ele, foram momentos de espiritualidade em estar em um santuário de grande projeção nacional. Foi uma oportunidade de conhecer de perto os testemunhos de fé de pessoas de todas as partes do Brasil.
— Além de participar da missa, conheci a caminhada de milhares de pessoas, que, através da fé, conseguiram milagres, curas e livramentos. E me emocionei ao visitar o museu com os depoimentos de tantas pessoas contando a experiência de fé no Divino Pai Eterno. Além dos momentos de lazer e de convívio social — destaca Gilmar.
A programação já tem na agenda visita ao Santuário da Vida, na Rede Vida de Televisão, em São José do Rio Preto, em São Paulo. No dia 18 de agosto, padre Maxiliano Barreto celebra, às 9h, na emissora, com transmissão ao vivo para todo o Brasil. Para padre Maxiliano Barreto, é um momento de gratidão pelo trabalho de evangelização realizado pela Rede Vida.
— Uma emissora de televisão que multiplica gestos de amor e está a serviço da evangelização. Eu e meus paroquianos vamos celebrar a santa missa de gratidão por esse trabalho de comunicação a serviço da difusão do Evangelho e da defesa da vida e da dignidade humana — pontua padre Maxiliano.
Dalva Figueira recorda a primeira visita que foi realizada ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e fala da alegria em conhecer um importante monumento da Igreja Católica. Na oportunidade, o grupo visitou o Mosteiro de São Bento e o Museu do Amanhã.
— Foram momentos emocionantes. Sentir o abraço do Cristo de braços abertos para abençoar a cidade maravilhosa. Eu me senti abençoada em participar da missa celebrada por nossos padres e fomos brindados com um show do padre Max e Banda. Fiquei encantada em visitar o Mosteiro de São Bento. Momentos de fé e de espiritualidade — afirma Dalva. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS