Escola municipal em tempo integral no Parque Aurora é entregue após reforma
Camilla Silva 16/05/2019 20:30 - Atualizado em 27/05/2019 11:06
A escola em tempo integral é realidade para cerca de mil alunos da rede municipal de Campos. Na noite desta quinta-feira (16), o prefeito Rafael Diniz (PPS) e o secretário de Educação Brand Arenari estregaram o Centro Municipal Educacional Integral (Cemei), no Parque Aurora, após a reforma. Para Rafael esse foi o sonho concretizado a partir da idealização do antropólogo Darcy Ribeiro, e o qual seu pai, Sérgio Diniz, o convenceu. No Cemei, os estudantes contarão com turno de aulas regulares e um segundo turno com oficinas, que atenderão em aspectos como cidadania, esporte e formação profissional. Segundo Brand, até o fim deste ano, mais duas escolas devem ser incluídas. As unidades funcionarão das 7h30 às 16h30, disponibilizando três refeições. Campos tem 237 instituições de ensino e atende cerca de 53 mil alunos.
— Bem-vindos ao nosso grande sonho. Darcy Ribeiro idealizou, meu pai me convenceu e hoje estamos aqui realizando. Sempre defendi que só há um caminho para a transformação de uma sociedade, a Educação. Em 2016, dizíamos que faríamos diferente e estamos fazendo, mesmo com a maior crise que esta cidade já viveu. Me perguntam qual é a marca do meu governo. Digo que é da seriedade com o dinheiro público e a Educação — destaca o prefeito.
No Cemei, os estudantes contarão com um turno de aulas regulares e um segundo turno com oficinas temáticas, que visam atender os alunos em aspectos como: cidadania, esportes e formação profissional. As escolas funcionam das 7h30 às 16h30 e os estudantes contarão com três refeições.
A mãe de um dos alunos do 7ª ano, Marcele Paes Oliveira, falou sobre as mudanças na rotina após a mudança do horário. “Quandos os pais trabalham o dia inteiro, é uma tranquilidade saber que os filhos estão na escola. É difícil confiar nas ruas. Tem muita coisa ruim acontecendo por aí”, comentou ela, afirmando, ainda, que torce para que o projeto chegue a outros bairros.
— O que queremos de melhor para nossos próprios filhos. Entendemos a Educação como fundamental em todo processo de transformação: seja na vida de uma cidade, seja na vida de cada cidadão em particular. É a formação no sentido mais amplo, semeando agora para que Campos tenha um futuro muito melhor — destaca o prefeito Rafael Diniz
Com 40 anos de educação, sendo 10 a frente da unidade do Parque Aurora, o antigo Ciep Arnaldo Rosa Viana, Cláudia Márcia Cabral contou que ficou extremamente emocionada ao descobrir que seria esta unidade que iniciaria o projeto. “Não sei explicar. É uma escola de primeiro mundo, capaz de causar de transformar vidas. Vários projetos estão sendo realizados aqui”, comemorou a diretora. A escola atende 578 alunos, do 1º e 2º seguimento do ensino fundamental e de Escola de Jovens e Adultos.
— É uma escola de ponta que toda a criança merece. É uma escola com o objetivo de diminuir a desigualdade de competição entre jovens. Não se trata de apenas manter o aluno em sala de aula o dia todo, mas sim de oferecer um cardápio de atividades que contemple esse indivíduo em vários aspectos da sua cidadania. Queremos dar aos nossos alunos a possibilidade de alcançar o sonho que quiserem— defendeu o secretário de Educação Brand Arenari.
O reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães, esteve no evento de inauguração e elogiou a iniciativa. “Educação em tempo integral é o única possibilidade de transformar a vida das crianças e adolescentes, principalmente as mais pobres. A escola não é só a sala de aula. É um complexo de aprendizagem. Com esse tempo dentro da unidade, os alunos terão esse apoio, que muitas vezes os pais não podem ou não tem condições de dar em casa”, explicou.
No próximo mês está prevista a inauguração do Cemei em Tocos, na zona rural do município, o antigo Ciep Francisco Portela, que tem 570 alunos no 2º segmento do ensino fundamental e EJA. “Eu sou nascido e criado em Tocos, atuo há 11 anos na direção da unidade de lá. É uma alegria poder ver um projeto deste no nosso lugar”, comentou o diretor Altamir de Paula.
Reforma - A escola passou por manutenção e pintura geral, incluindo a fachada; trocas de azulejos, portas, janelas, reforma e adaptação de banheiros, para que se tornassem acessíveis; o vestiário, que estava inutilizado, foi totalmente reformulado; o refeitório ganhou cara nova; o muro foi alteado, a pedido da comunidade escolar; foi montado um novo consultório médico; novos laboratórios de ciência e informática foram construídos e totalmente equipados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS