Campos intensifica ações de combate ao Aedes a partir desta sexta
16/05/2019 15:16 - Atualizado em 27/05/2019 11:04
Combate ao Aedes aegypti
Combate ao Aedes aegypti / Divulgação-Supcom Campos
As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da chikungunya, dengue e zika, serão intensificadas pela Prefeitura de Campos, a partir desta sexta-feira (17). Os mutirões serão realizados por agentes do Centro de Controle de Zoonoses, superintendência de Limpeza Pública, superintendência de Postura e secretaria de Desenvolvimento Ambiental, toda sexta, a partir das 8h. O primeiro mutirão será em Travessão, km 13, km 15 e Jardim Aeroporto, com expectativa de visitar mais de 12,3 mil imóveis. No total, serão 10 dias de intensificação das visitas domiciliares.
O diretor do CCZ, Marcelo Sales, ressalta que o critério para início das ações foi o resultado do segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do ano de 2019, realizado durante a última semana, com índice de 4,4%, sendo considerado de alto risco.
— Vale ressaltar que o CCZ mantém durante o ano todo o trabalho de visitas regulares. A maior parte dos focos do Aedes foi encontrada em residências habitadas, sendo: 45% em vasos de plantas, 16,4% em ralos sem uso frequente, lajes e calhas, só aí já totalizando 61,4%, o que caracteriza que o perigo está dentro das nossas casas e, portanto, precisamos nos dedicar mais às medidas preventivas. É extremamente importante que a população colabore com ações, tanto no recebimento da visita dos agentes quanto diariamente, revisando seus quintais — frisou Marcelo Sales.
Ainda segundo o diretor do CCZ, independentemente do LIRAa, já estava programado um grande mutirão para esta sexta no distrito de Travessão, área que concentra hoje o maior número de casos de chikungunya em Campos.
O município também concentra esforços em busca da adesão de toda a sociedade na batalha contra o Aedes aegypti. Nessa quarta (15), representantes da secretaria de Educação e CCZ se reuniram para definir detalhes da campanha “Campos contra o Aedes aegypti”, que mobilizará escolas da rede municipal no combate aos focos do mosquito. A princípio, participarão 15 unidades de diferentes áreas do município.
 
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS