Idosos são transferidos do Asilo do Carmo para o Monsenhor Severino
Virna Alencar 13/05/2019 13:39 - Atualizado em 15/05/2019 20:56
  • Idosos transferidos do Asilo do Carmo

    Idosos transferidos do Asilo do Carmo

  • Idosos transferidos do Asilo do Carmo

    Idosos transferidos do Asilo do Carmo

  • Idosos transferidos do Asilo do Carmo

    Idosos transferidos do Asilo do Carmo

  • Idosos transferidos do Asilo do Carmo

    Idosos transferidos do Asilo do Carmo

A transferência dos idosos do Asilo do Carmo para o Asilo Monsenhor Severino começou, nesta segunda-feira (13), conforme decisão tomada no dia 2 de maio, durante audiência na 2ª Vara da Justiça Federal de Campos, onde foi homologado o acordo pela juíza Flávia Rocha Garcia. Atualmente, são 57 idosos assistidos pela instituição, sendo 23 homens. Nesta terça-feira (14), será a vez da ala feminina ser transferida. A maior parte dos idosos está acamada e será transportada de ambulância. Os demais serão transportados em um ônibus. O motivo é um reparo emergencial no prédio anexo, Solar Santo Antônio, a ser executado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Segundo o presidente da Associação Mantenedora do Asilo do Carmo, Marcelo da Silva Azevedo, na parte da manhã foram levados os pertences, como camas, travesseiros e colchões e, à tarde, aconteceu a saída dos idosos da ala masculina. Nesta terça-feira, o mesmo procedimento acontece com a ala feminina. Ele informou, que, conforme determinação do Ministério Público Federal (MPF), a Prefeitura de Campos ficou responsável pela locação e pagamento do aluguel do espaço e pelo transporte dos pertences e também dos idosos, trabalho que vem sendo feito em parceria com o asilo.
“Duas equipes estarão funcionando, uma com os idosos que ficaram e outra no novo espaço para dar assistência psicológica, de medicamentos, alimentação e de estadia. A transferência mexeu com o emocional dos idosos, alguns se mostram um pouco resistentes, porque há quem mora no local há mais de 30 anos, então, consideram o asilo como a própria casa. Eles possuem uma rotina, gostam de andar em certos cantinhos, cuidar das plantas, cuidar das galinhas e cabrito, entre outras atividades. Por isso, as nossas psicólogas estão trabalhando com o emocional deles durante essa fase de adaptação. A saída é necessária. O MPF deu uma prévia de que no próximo dia 31 de outubro estaremos de volta, data limite para conclusão dos serviços realizados pelo Iphan”, disse ressaltando que a descupinização acontece não só no solar, mas em toda área do asilo, porque acreditam que o cupim tenha chegado ao solo, uma vez que o problema acontece há mais de 30 anos.
Durante esse tempo, alguns serviços serão mantidos no local como administrativo e portaria. As contribuições e eventos do Asilo do Carmo também não mudarão de endereço. No dia 1 de junho acontece a festa junina, incluindo shows, dança e comidas típicas. No mês de outubro, o Asilo do Carmo completa 115 anos de história.
As entradas para as instituições ficaram independentes, sendo a Beira-Valão a via de acesso para o Monsenhor. Já a entrada para o Asilo do Carmo, será pela parte dos fundos, na rua Lacerda Sobrinho.
Em março, foi realizada uma vistoria pelo Ministério Público Estadual (MPE) nas instalações do Monsenhor Severino, que recebe reparos pontuais, como nos banheiros. Conforme acordado na última audiência, sete dias após a realocação dos idosos, o MP voltará a fazer nova vistoria para avaliação.
De acordo com o presidente do Asilo Monsenhor Severino, Ricardo Luiz Araújo, a instituição está de portas abertas para receber os idosos do Asilo do Carmo. "A Prefeitura fez a locação de uma parte do espaço, mas os idosos poderão usufruir de toda a área que desejarem. Todos nós estamos em prol dos idosos, então, independentemente de ser do Monsenhor ou do Asilo do Carmo, todos serão tratados com o melhor tratamento possível, sem distinção", afirmou.
Em nota, a Prefeitura de Campos informou que “está arcando com os custos do aluguel da Associação Monsenhor Severino, disponibilizou ônibus para a transferência dos idosos e caminhão para a mudança do mobiliário e pertences. O Asilo do Carmo continuará recebendo profissionais e recursos da prefeitura, garantidos através de contratualização, que vão garantir o atendimento adequado aos idosos”, disse.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS