Produtores rurais assinam contratos de incentivo à Agricultura Familiar
15/05/2019 18:54 - Atualizado em 27/05/2019 10:50
Prefeito recebe produtores familiares
Prefeito recebe produtores familiares / Divulgação-Supcom Campos
O prefeito Rafael Diniz e o presidente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Rodrigo Lira, receberam nesta quarta-feira (15) produtores rurais da localidade de Mata da Cruz, para assinatura de contratos do Programa de Apoio e Incentivo ao Produtor Rural Familiar (Fundecam Agricultura Familiar). O programa tem como objetivo incentivar a agricultura e a pecuária do município, promovendo a melhoria da qualidade de vida e a ampliação da cidadania no meio rural.
— Estamos muito felizes em poder proporcionar essa grande conquista e novas oportunidades para os pequenos produtores, mesmo diante da grande crise financeira que o município enfrenta. Nunca houve investimento responsável no setor. Neste momento, esses produtores servem como exemplos para os demais, de que o Fundecam Agricultura Familiar é um projeto que dá certo e que traz inúmeros benefícios à categoria — destacou o prefeito Rafael Diniz.
Pelo Fundecam Agricultura familiar, o agricultor que participar do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) pode levar o contrato ao Fundecam para a equalização da taxa de juros. Ao fim do contrato, o programa devolve ao produtor os valores referentes aos juros pagos, desde que os pagamentos tenham sido efetuados em dia.
— Estou muito feliz com essa nova etapa da minha vida. O programa é uma grande oportunidade para o trabalhador rural que quer prosperar. Crio gado leiteiro e antes produzia mais ou menos 40 litros de leite por dia. Agora, com o crédito do programa, comprei 12 cabeças de gado e estou tirando mais de 70 litros. Tenho certeza que a produção vai crescer ainda mais — disse o produtor Calebe Gomes Moreira, 47 anos.
O jovem Luan Leonardo Drumond, 27 anos, também já percebe as vantagens em participar do Fundecam Agricultura Familiar. “É um programa sério, que pensa realmente em dar oportunidade ao pequeno produtor rural. Antes, a minha produção era de 14 litros de leite por dia. Agora, comprei mais 22 vacas e a produção já ultrapassou 95 litros. Penso em investir mais ainda na minha propriedade. Vou pagar minhas prestações em dia para depois comprar uma ordenhadeira”, destacou.
Os produtores foram acompanhados pelo técnico agrícola Sávio Galaxe, que ressaltou ser o Fundecam Agricultura Familiar o programa de maior incentivo ao pequeno produtor rural do município nos últimos anos. “Os agricultores familiares que já têm o Pronaf precisam conhecer e aderir ao programa, que traz muitas vantagens para a categoria e gera também muitos empregos. Pagando as parcelas em dia não tem juros. Isso é muito importante porque assim, o produtor tem como investir mais”, destacou.
O presidente do Fundecam ressalta que para aderir ao programa o agricultor deve levar seu contrato do Pronaf ao Fundecam, junto a seus documentos pessoais, como identidade e CPF, e preencher um cadastro. “É um programa de extrema importância, pois, além do incentivo, ao final do contrato, é devolvido ao produtor o valor referente aos juros pagos, desde que tenha se mantido em dia”, disse.
O Fundecam possui quatro linhas de financiamento: Fundecam Empreendedor, Fundecam Inovação, Fundecam Agricultura Familiar e Fundecam Economia Solidária. Os interessados em conhecer os programas e adquirir mais informações podem procurar a Casa do Empreendedor, localizada na secretaria de Desenvolvimento Econômico, na rua Salvador Corrêa, 21, Centro, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS